NOTÍCIAS

02-JUL-2021

Semagri e Sedap fazem doação de 50 mil alevinos para reforçar produção do pescado em Mojuí dos Campos

#Piscicultura POR ADONIAS 02 DE JULHO DE 2021

Entrega dos alevinos na Estação de Reprodução e Alevinagem da Uagro de Santarém. (Foto: Luiz Fernando/Ascom/PMMC)

Cerca de 50 mil alevinos - peixes em seus primeiros meses de vida - foram doados na manhã desta sexta-feira (2) a piscicultores de Mojuí dos Campos fruto de uma ação articulada pela Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

A entrega dos alevinos ocorreu na Estação de Reprodução e Alevinagem Santa Rosa, instalada na Unidade Agrícola (Uagro) da Sedap de Santarém. Além dos piscicultores, a ação de entrega reuniu também o titular da Sedap, Alfredo Verdelho Neto, o prefeito Marco Antônio Lima, o titular da Semagri, Jailson Mesquita, técnicos das secretarias e outras autoridades.

O piscicultor Raimundo Gomes, da comunidade São Francisco, desenvolve o cultivo de peixes há 10 anos. A produção cresceu com o incentivo técnico da Semagri. "Eu crio o pirarucu, já criei tabatinga, tenho uma represa e tem um tanque também cavado no chão. Eu vendi duas vezes já, mil e quinhentas tabatingas, primeiro que eu criei e vendi mil tambaquis", disse.

O secretário de agricultura Jailson Mesquita, destaca as ações que a pasta realiza no município e que beneficiam diretamente os piscicultores. "A secretaria municipal de agricultura, através da prefeitura municipal de Mojuí dos Campos tem uma equipe técnica, engenheiro de pesca, na qual eles estão dando essa assistência aos produtores, aos piscicultores da nossa região. Então a gente está, além de fazer a doação de alevinos, a gente também faz esse acompanhamento com o técnico nos criadouros", disse.

Segundo o secretário estadual de desenvolvimento agropecuário e da pesca Alfredo Verdelho, nessa segunda ação do ano o Estado está fazendo a doação de 244 mil alevinos só na região do Baixo Amazonas e Tapajós. "É um trabalho que tem sido feito ininterrupto, nós já entregamos no último ano quase dois milhões de alevinos, esse ano até o dia de hoje nós já entregamos 444 mil elevinos. O governo do Pará presente, ajudando a piscicultura da região, promovendo e gerando emprego e renda", afirmou.

Para o prefeito Marco Antônio Lima, a produção e a distribuição de alevinos é uma importante ferramenta para o desenvolvimento da piscicultura na região. "Essa parceria da Semagri com a Sedap, que é a secretaria responsável por nos doar esses alevinos vai ser muito importante essa doação porque muitos de nossos piscicultores que estão dando início a essa cooperação técnica que eles estão recebendo vai ajudar a desenvolver a piscicultura e a economia de Mojuí dos Campos. Então a prefeitura está disposta, está trabalhando também em aquisição de maquinários para trabalhar os tanques cavados e os tanques redes em nosso município", destaca.

A distribuição de alevinos é uma importante ferramenta para o desenvolvimento da piscicultura na região do Baixo Amazonas e Tapajós, pois se apresenta como uma alternativa rentável para o incremento na fonte de renda para o produtor rural que baseia muitas das vezes sua única atividade econômica na agricultura e/ou na pesca.

Conforme a Sedap, essa é a segunda ação no ano, com previsão para mais três ações até dezembro. A Sedap espera entregar mais de 1 milhão e meio de alevinos somente na região. O cadastro para recebimento dos alevinos é feito na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na avenida Marechal Castelo Branco, s/n, bairro Esperança, de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Por Elivaldo Silva e Adonias Silva
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Prefeitura Municipal de Mojuí dos Campos
Tel: (93) 99212-4230 - WhatsApp
E-mail: ascomprefeiturademojui@gmail
End: Estrada da Rodagem, s/n - Esperança

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 2 dia(s)

Famílias são beneficiadas com doação de frutas e verduras pelo Programa de Aquisição de Alimentos em Mojuí dos Campos

O PAA é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura. O objetivo é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

#Esporte Há 18 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza 1º Torneio Masculino de Futebol Society para categorias de base

O torneio reuniu 13 equipes no total e cerca de 100 crianças e adolescentes. A competição foi realizada na tarde de domingo (7), no Campo Nogueirão.

#Saúde Há 18 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos oferece atendimento 24h e tratamento com soro para vítimas de animais peçonhentos

O atendimento e o tratamento são feitos por uma equipe especializada. Dependendo da gravidade do acidente, o soro necessário é administrado pela equipe de saúde.

#AssistênciaSocial Há 18 dia(s)

Projeto 'FitDance' celebra 1 ano de atividades promovendo saúde e qualidade vida para a população em Mojuí dos Campos

No sábado (6), um aulão especial marcou o aniversário do projeto, na Quadra do Nogueirão. A iniciativa da Prefeitura é desenvolvida pela Semtras.

#AssistênciaSocial Há 21 dia(s)

Empossados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mojuí dos Campos

A cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira (4). O CMDCA tem função de formular e deliberar a respeito de políticas públicas relativas às crianças e adolescentes.

#Esporte Há 23 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza final do 1º Campeonato de Futebol Society do Rio Curuá-Una

Os jogos decisivos foram realizados no domingo (31), no campo de futebol da comunidade Xavier. A tarde foi marcada pela paixão pelo esporte e pela integração entre as comunidades.

#AssistênciaSocial Há 24 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza blitz educativa no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Ação foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no Centro. Houve adesivagem de veículos, entrega de material informativo e orientações ao público.

#AssistênciaSocial Há 24 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos celebra a Páscoa com programação cultural na Praça do Nogueirão

A programação foi realizada na noite de sábado (30). O público acompanhou apresentações de música, dança, teatro, canto coral, balé e coreografia.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito