A cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira (4). O CMDCA tem função de formular e deliberar a respeito de políticas públicas relativas às crianças e adolescentes.
Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mojuí dos Campos. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)
Em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (4), na Casa dos Conselhos, foram empossados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Mojuí dos Campos, para a gestão 2024-2026. O CMDCA é um órgão responsável pelas políticas públicas de defesa de direitos e promoção do bem-estar social da criança e do adolescente no município.
A então presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Francineide Peixoto, abriu a cerimônia de posse e desejou sucesso aos novos conselheiros. "É uma sensação de dever cumprido, mas também de muito aprendizado e conquistas. Sei que a próxima gestão que está entrando também fará um excelente trabalho e desejo sucesso", disse.
O prefeito Marco Antônio Lima deu posse aos novos membros do CMDCA. Durante a fala, ele reafirmou o compromisso da administração municipal com as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes do município. "O CMDCA é um órgão muito importante e tem feito o seu papel em nosso município. Desejo sucesso aos novos conselheiros. A nossa missão é servir a população e garantir direitos", falou.
A primeira dama e secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima, ressaltou a importância do esforço conjunto do governo e do CMDCA para que as ações aconteçam de forma efetiva, uma vez que a equipe é composta por representantes do poder público e da sociedade civil. "Temos desenvolvido um trabalho sério em nosso município, sempre em parceria com o CMDCA. Isso é muito importante", disse.
A nova presidente do CMDCA, Josiara Figueiredo, falou da importância do Conselho para o município e dos desafios da equipe em prol das crianças e adolescentes. "Os desafios são muitos, sabemos que trabalhar políticas públicas para crianças e adolescentes não é fácil, mas estamos à disposição para fortalecer ainda mais, com toda a nossa rede, com a assistência social, com a saúde e com a educação", afirmou.
Mesa Diretora:
Presidente: Josiara Figueiredo (governo)
Vice-presidente: Alcilene Farias (sociedade civil)
1ª Secretária: Alciene Roberta Guimarães (governo)
2ª Secretária: Edileuza Pereira Martins (sociedade civil)
Criado pela Lei Municipal 051/2015, o CMDCA tem a função de formular e deliberar a respeito de políticas públicas relativas às crianças e adolescentes. É responsável também por controlar ações nas redes de atenção à população infantojuvenil, além de organizar e articular o trabalho das entidades e dos programas da sociedade civil e dos governos, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - ASCOM