Ação foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no Centro. Houve adesivagem de veículos, entrega de material informativo e orientações ao público.
Adesivagem de veículo na blitz educativa no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo em Mojuí dos Campos. (Foto: Davi Leal)
O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril, foi marcado por uma blitz educativa no Centro de Mojuí dos Campos, no Baixo Amazonas. A mobilização foi promovida pela Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e reforçou valores fundamentais como respeito, inclusão social e a luta contra o preconceito, promovendo uma conscientização importante sobre o autismo na sociedade.
A concentração foi na travessa Antônio Walfredo, em frente à igreja matriz de Santo Antônio de Pádua. Os motoristas e pedestres que passavam pela via eram parados e recepcionados com faixas e cartazes sobre o autismo, direitos das crianças autistas e suas famílias, formas de tratamento e a importância da identificação precoce. A ação incluiu a distribuição de adesivos e material informativo, com o objetivo de educar sobre a importância de reconhecer e apoiar as habilidades das pessoas autistas.
A ação reuniu estudantes e professores das escolas Júlio Walfredo da Ponte, Artur Calazans e Fernando Guilhon, além de profissionais da assistência social, da saúde e da educação do município. A blitz também teve a participação do Grupo TEAs de Mojuí dos Campos, uma organização dedicada ao apoio e empoderamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, e que atua na conscientização, educação e defesa dos direitos das pessoas com autismo.
Para a primeira-dama e secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima, a conscientização ao autismo é fundamental. "A informação é a maior estratégia para combatermos o preconceito, a discriminação, e fazermos com o que as pessoas compreendam e aprendam a respeitar. É um momento importante, de visibilidade ao TEA, de apoio aos autistas e suas famílias", destacou. A blitz teve apoio de agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMMT).
Texto: Adonias Silva
Fotos: Davi Leal
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - ASCOM