NOTÍCIAS

10-MAI-2022

Servidores da Rede Socioassistencial participam de capacitação sobre fluxo de atendimento aos casos de violência sexual

Encontro ocorre em Santarém de 9 a 11 de maio. Participam servidores da Assistência Social, Saúde, Educação, Conselho Tutelar e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

#ASSISTÊNCIASOCIAL POR ADONIAS 10 DE MAIO DE 2022

Servidores da Rede Socioassistencial de Mojuí dos Campos no auditório do Iespes em Santarém. (Foto: Semtras/PMMC)

Servidores que integram a Rede Socioassistencial do município de Mojuí dos Campos estão participando de uma capacitação sobre a construção de fluxo de atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência sexual, de acordo com a Lei 13.431/2017. A iniciativa é do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). O encontro ocorre no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), em Santarém.

A formação está sendo realizada entre os dias 9 e 11 de maio e reúne profissionais da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), dos equipamentos Cras - Centro de Referência de Assistência Social, do Creas - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Conselho Tutelar (CT) e também do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

A Lei 13.431/2017 normatiza e organiza o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência sexual, cria mecanismos para prevenir e coibir a violência, nos termos da Constituição Federal, da Convenção sobre os Direitos da Criança e seus protocolos adicionais, da Resolução 20/2005 do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e de outros diplomas internacionais, e estabelece medidas de assistência e proteção à criança e ao adolescente em situação de violência.

"A participação de Mojuí dos Campos é fundamental. Lidamos com os casos de abusos e exploração sexual contra crianças e adolescentes e só temos a aperfeiçoar o fluxo dos serviços ofertados pela Rede Socioassistencial. A violência contra os meninos e meninas é um crime e estamos atentos a qualquer caso. A população pode comparecer ao Creas, onde fazemos todo o acolhimento e o encaminhamento da situação", destacou o coordenador do Creas, Jaime Seade.

Dados locais
Atualmente o Creas de Mojuí dos Campos acompanha no geral 95 casos de violação de direitos e 70 envolve crianças e adolescentes, entre os quais, 18 casos de estupro de vulnerável com gravidez na faixa etária de 11 a 13 anos, 2 casos de abuso sexual contra criança e adolescente na faixa etária de 8 a 14 anos do gênero menino e 10 casos de abuso sexual de adolescente na faixa etária de 14 a 16 anos do gênero feminino. O trabalho da Rede Socioassistencial consiste no acompanhamento das vítimas para que ocorra a chamada "superação do risco social".

Texto: Adonias Silva com informações da Semtras
Foto: Divulgação/Semtras
Assessoria de Comunicação - ASCOM

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agricultura Há 3 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos firma convênio com o Estado para fomentar a agricultura familiar no município

Serão investidos mais de R$ 511 mil pela Sedap, com contrapartida de pouco mais de R$ 20 mil da Prefeitura, via Semagri. A assinatura foi realizada nesta terça-feira (24).

#MeioAmbiente Há 4 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos define atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente; confira a programação

A programação será entre os dias 01 e 05 junho. O objetivo da Semana do Meio Ambiente é mobilizar escolas, empresas e a sociedade para dialogar sobre temáticas ambientais.

#DireitosHumanos Há 7 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos promove ação de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

A programação contou com caminhada e blitz educativa na manhã desta sexta-feira (20) no centro do município. A ação chamou a atenção da população para o disque denúncia.

#Gestão Há 15 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos debate propostas, estratégias e ações de combate e prevenção às drogas no município

A reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira (12) na Semga. Na ocasião, foram apresentadas sugestões de ações da Semana de Prevenção às Drogas no município.

#Gestão Há 15 dia(s)

InovaJuntos: Mojuí dos Campos está entre os 10 municípios do Brasil classificados em projeto de cooperação internacional

Na classificação geral, Mojuí dos Campos ocupa a quinta colocação. O relatório com o resultado final foi divulgado esta semana; conheça a metodologia do projeto.

#AssistênciaSocial Há 16 dia(s)

Idosos do CCI de Mojuí dos Campos participam de programação especial em comemoração ao Dia das Mães

O Especial Dia das Mães do CCI foi realizado na tarde de terça-feira (10). Foram prestadas homenagens para as mamães idosas durante a programação.

#AssistênciaSocial Há 18 dia(s)

Especial Dia das Mães: Programação da Prefeitura de Mojuí dos Campos leva alegria para mamães do município

A comemoração foi realizada na noite de domingo (8) na quadra de esportes do Nogueirão. A programação reuniu sorteio de brindes, brincadeiras, música e teatro.

#Educação Há 20 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos entrega revitalização da escola municipal Pedro Teixeira, na comunidade Boa Fé

O ato foi realizado na manhã desta sexta-feira (6). A escola é uma das 12 primeiras unidades de ensino reformadas e revitalizadas pela atual gestão municipal.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito