No total, 51 alunos da escola Júlio Walfredo participaram das ações do projeto nesta sexta-feira (15). A iniciativa é de uma mestranda do Programa de Pós-graduação da Ufopa.
Oficina sobre educação fiscal e educação ambiental na escola Júlio Walfredo da Ponte. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)
Com o objetivo de conscientizar estudantes sobre educação fiscal, um projeto de extensão de uma mestranda do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Mojuí dos Campos, atendeu, nesta sexta-feira (15), estudantes da escola municipal Júlio Walfredo da Ponte, em Mojuí dos Campos. No total, 51 alunos do 8º ano participaram das ações do projeto.
Além da mestranda, a execução do projeto de extensão contou com a participação de servidores do Departamento da Receita Municipal (DRM), da Secretaria Municipal de Gestão Administrativa (Semga), e servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Durante toda a manhã, os alunos participaram de oficinas sobre os temas "Educação Fiscal e Cidadania" e "Tributos e Meio Ambiente", além de visitas técnicas no Departamento da Receita Municipal e no Igarapé Beira Rio, no centro da cidade.
Com o tema "Educação Fiscal e Meio Ambiente: construindo práticas pedagógicas de cidadania fiscal e ambiental com alunos do ensino fundamental da escola municipal Júlio Walfredo da Ponte", o objetivo do projeto foi proporcionar um momento de discussão, reflexão e experiências sobre a educação fiscal e sua contribuição para o meio ambiente através da função social dos tributos. O foco também foi aprofundar a compreensão da educação fiscal e tornar os alunos multiplicadores de informações.
"Esse projeto é fundamental para mostrar para eles a importância de eles terem a consciência em relação à educação fiscal, em relação à preservação do patrimônio, em relação ao que é público, do zelo, do cuidado, de eles saberem que o que é público é mantido por nós, é mantido pelos pais deles, através dos impostos que são pagos. É muito importante o nosso aluno já crescer com essa consciência da educação fiscal", enfatizou a diretora da escola Júlio Walfredo, Marlucia Dias.
"Estamos hoje aqui na escola Júlio Walfredo, executando o nosso projeto de extensão, com o objetivo de sensibilizar os alunos em um momento de discussão. Foi uma manhã muito produtiva, com atividades, oficinas com a temática da educação fiscal, e além disso fizemos visitas técnicas, tanto no departamento de tributos da prefeitura, quanto no igarapé Beira Rio, consolidando a educação fiscal e ambiental", destacou a servidora pública, Naína Moura, mestranda do PPGSAQ, idealizadora do projeto.
Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM