31-JAN-2022

Semtras divulga balanço de ações e serviços prestados pelo Cras à população de Mojuí dos Campos em 2021

O equipamento encerrou o ano com mais de 17 mil atendimentos. A unidade Centro atende moradores de seis bairros da zona urbana e de 134 comunidades do interior.

#AssistênciaSocial POR ADONIAS 31 DE JANEIRO DE 2022

Atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Mojuí dos Campos. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)

A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), divulgou nesta segunda-feira (31) o balanço de ações e serviços prestados pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) à população do município em 2021. Segundo o relatório, o equipamento encerrou o ano com 17.319 mil atendimentos. A unidade Centro atende moradores de seis bairros da zona urbana e das 134 comunidades do interior, que inclui a região ribeirinha.

Além do atendimento na sede do Cras, a equipe levou os serviços para a população nas comunidades mais distantes através do Cras Itinerante, que tem o objetivo de descentralizar os serviços para o interior, oferecendo atendimento com psicólogos, assistentes sociais, acompanhamento com as famílias, entre outros. Os profissionais percorreram quilômetros para levar cidadania e prevenir questões de vulnerabilidades, além de contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

A coordenadora do Cras, Josiara Figueiredo, destacou que o número expressivo de atendimentos é resultado de um trabalho coletivo e responsável. "Tivemos um ano desafiador, de muito trabalho e conquistas também. O mais importante, conseguimos levar nossas ações e serviços para a nossa população, de forma especial aos mais vulneráveis, até dos lugares mais remotos do nosso município. Isso é resultado de um trabalho desenvolvido em equipe e a gente fica muito feliz", afirmou.

A secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima, falou dos esforços da Semtras e reafirmou o compromisso da gestão municipal com os mais vulneráveis. "A Semtras mantém esse compromisso com as famílias, em prestar atendimento, em levar serviços da assistência social para a população. E o Cras é a porta de entrada da assistência social. Esse número de atendimentos mostra que estamos trabalhando e estamos avançando com as políticas públicas", disse.

CONFIRA O BALANÇO DE 2021
TOTAL: 17.319
Fonte: Semtras/Mojuí dos Campos

PAB Natalino 2021
Em dezembro de 2021, a Prefeitura por meio da Semtras, através do Cras, realizou na Quadra do Nogueirão a última grande entrega do ano das cestas de produtos para as famílias em situação de vulnerabilidade social, inscritas nos programas de assistência social do município. Ao todo foram entregues 500 cestas de alimentos contendo frutas, verduras e legumes e mais 500 kits ceia de Natal. A expectativa da Prefeitura é fortalecer ainda mais o PAB e ampliar as ações do programa para 2022.

Sobre o CRAS
O Cras é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, onde são oferecidos diversos serviços de assistência social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade, além de possibilitar o acesso da população aos serviços, benefícios, projetos e programas de assistência social. O trabalho é desenvolvido na zona urbana, na zona rural e também nas comunidades ribeirinhas. A equipe é completa, com psicólogos e assistentes sociais capacitados.

O público alvo são as famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Auxílio Brasil, o antigo Bolsa Família, e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros. No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal.

Endereço do Cras
O Cras fica localizado na travessa Antônio Walfredo, s/n, no bairro Alto Alegre, em frente ao prédio da Unidade Mista de Saúde, o antigo hospital do município e funciona de segunda à sexta-feira, no horário de 08h às 15h. O atendimento é feito por ordem de chegada e não é necessário fazer agendamento. Para receber o atendimento, é preciso ter em aos todos os documentos necessários para o serviço. O uso de máscara também é obrigatório em decorrência da pandemia de Covid-19.

Por Adonias Silva