11-NOV-2021

Mojuí dos Campos promove I Feira de Ovinos e Caprinos de Mojuí, Santarém e Belterra sábado e domingo; veja programação

O evento inédito reunirá 11 expositores e a estimativa é movimentar cerca de R$ 800 mil em negócios. Haverá exposição e venda de animais, palestras, venda de comidas e shows.

#Pecuária POR ADONIAS 11 DE NOVEMBRO DE 2021

Mais de 100 animais estarão em exposição na I Feira de Ovinos e Caprinos de Mojuí, Santarém e Belterra. (Foto: Divulgação)

Com a proposta de motivar produtores rurais a buscar melhoramento da cadeia produtiva de ovinos e caprinos através da exposição de animais com genética melhoradora, a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) com apoio de parceiros promove nos dias 13 e 14 de novembro no Campo Nogueirão, a 1ª Feira de Ovinos e Caprinos de Mojuí dos Campos, Santarém e Belterra. O evento inédito no município reunirá 11 expositores da região e a estimativa é movimentar cerca de R$ 800 mil em negócios.

Durante a feira, estarão sendo expostos mais de 100 animais, entre ovinos e caprinos. A ideia também é promover troca de saberes entre os criadores, possibilitando a comercialização de animais e o crescimento do investimento público e privado. A programação do evento inclui, além da venda e exposição de animais, cavalgada, palestras de capacitação, venda de comidas típicas, visitas aos stands e apresentações musicais. (veja abaixo a programação completa da feira)

Para o secretário municipal de agricultura, Jailson Mesquita, a feira será uma excelente oportunidade para negócios e troca de experiências. "O objetivo, além de movimentar a economia do município, é trazer experiência de produtores de outros estados, introduzir outros animais aqui na região. Já temos a cultura de criação de ovinos e caprinos em nosso município e a ideia é fomentar e alavancar essa criação, a quantidade de criadores. Esperamos todos para esse grande evento", afirma.

Para o prefeito Marco Antônio Lima, os municípios possuem um forte potencial para o desenvolvimento da ovinocultura e da caprinocultura. "São atividades em grande expansão nos estados e especialmente em nossa região, com a produção da carne, leite e seus derivados e matéria-prima também. A feira será um reconhecimento do trabalho de criadores e como podemos atuar para fortalecer ainda mais essa cadeia produtiva, tão importante para os municípios, para nosso estado", disse.

A I Feira de Ovinos e Caprinos é realizada pela Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), em parceria com Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-PA) de Mojuí dos Campos e Sindicato Rural de Santarém (Sirsan). O evento conta ainda com apoio da Prefeitura de Santarém, Prefeitura de Belterra, Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Programa de Pós-graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Centro Universitário da Amazônia (Unama), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e Banco da Amazônia.

Protocolos sanitários
Por conta da Pandemia da Covid-19, a feira vai seguir uma série de protocolos de segurança, que incluem a redução do acesso ao público geral na área de exposição, além da disponibilização de álcool gel nos stands, verificação de temperatura de criadores, expositores e tratadores de animais, além da exigência do uso de máscara e do distanciamento social para o público durante os dois dias de evento.

Programação oficial

13/11 - (sábado)

14h00 - Oficina
17h00 - Palestra
17h00 - Cavalgada (saída da fazenda Guará Mirim)
18h30 - Abertura oficial do evento
19h30 - Apresentação de rainhas
19h30 - Vendas de comidas típicas
21h00 - Show com Forró dos Tops e Fabrício do Acordeon
00h00 - Encerramento

14/11 - (domingo)

10h00 - Palestra
15h00 - Vendas de iguarias
15h00 - Sorteio brindes
18h00 - Show de Mazinho do Arrocha e Gabriel dos Teclados
22h00 - Encerramento

Por Adonias Silva
Revisado e editado por Adonias Silva
E-mail: ascom@mojuidoscampos.pa.gov.br

Prefeitura de Mojuí dos Campos entrega a reforma e equipagem da escola municipal Bom Jesus, na comunidade Terra Santa

A solenidade foi realizada na manhã de sexta-feira (17). A unidade de ensino foi totalmente reformada e equipada pelo governo para garantir ensino de qualidade.

#Abastecimento Há 2 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos inaugura Sistema de Abastecimento de Água no bairro Cidade Nova

A solenidade foi realizada na tarde de quinta-feira (16). Com investimento de R$ 253 mil, o sistema irá garantir água de qualidade para mais de 40 famílias do bairro.