O mutirão ocorre nesta sexta (29) e no sábado (30). O objetivo é acelerar a imunização, atualizar o calendário e resgatar quem ainda não teve oportunidade de tomar a primeira dose.
Mutirão de vacinação contra a Covid-19 na Unidade Mista de Saúde em Mojuí dos Campos. (Foto: Adonias Silva/Ascom/PMMC)
Mojuí dos Campos está com um mutirão de vacinação nesta sexta-feira (29) e no sábado (31) para imunizar a população que ainda não se vacinou contra a Covid-19 ou que não completou o esquema vacinal. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) montou pontos estratégicos, onde serão disponibilizados postos para imunização, incluindo centros de saúde e escolas. Além da 1ª e 2ª dose, as equipes também estarão administrando a dose de reforço em idosos com mais de 70 anos de idade, imunossuprimidos e em profissionais de saúde.
O mutirão de vacinação contra a Covid-19 está sendo realizado em todos os 144 municípios do Pará, sendo uma medida tomada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com o objetivo de acelerar a imunização do maior número de pessoas contra o coronavírus, atualizar o calendário de imunização e também resgatar as pessoas que ainda não tiveram oportunidade de tomar a primeira dose. O mutirão também é importante para que os municípios aumentem a cobertura vacinal.
Nesta sexta-feira (29), a vacinação em Mojuí dos Campos foi realizada na Unidade Mista de Saúde, no bairro Alto Alegre, contemplando a população da zona urbana com a 1ª e 2ª dose. Na zona rural, o mutirão foi realizado nas comunidades Boa Fé, Vista Alegre do Mojú, Palhal do Una, Baixa da Onça, Água Fria, Mojú do Belarmino e Corpus Christi. No sábado (30), a vacinação será na Unidade Mista de Saúde, Centro de Saúde Esperança e na escola Fernando Guilhon, com 1ª e 2ª dose e dose de reforço.
Para o secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues, o mutirão está sendo muito importante para ampliar a cobertura no município. "Já estamos liderando o ranking dos municípios com maiores desempenhos na vacinação contra a Covid-19 e agora com esse mutirão estaremos mais uma vez com nossas equipes convocando a população para tomar a vacina. Precisamos combater a pandemia, frear o avanço do coronavírus para que possamos voltar à vida normal e para isso só existe um caminho, que é vacina", destacou.
O prefeito Marco Antônio Lima destacou o esforço do governo em levar vacina para toda a população. "O município está abastecido com vacina enviada pelo federal via governo do estado, estamos com pontos de vacinação de segunda a sexta também nos postos e peço que a população venha se vacinar. Com esse mutirão, vamos ampliar a vacinação e buscar as pessoas que por algum motivo ainda não tomaram a vacina. Vacina salva, vacina é proteção. Venham se vacinar, procurem nossos pontos", disse o chefe do executivo municipal.
Veja abaixo faixa etária e horário:
- UNIDADE MISTA DE SAÚDE
Horário: de 08h às 12h e de 14h às 16h
Público: 18 anos ou mais
(1ª dose Coronavac e 2ª dose Astrazeneca e Coronavac)
- CENTRO DE SAÚDE ESPERANÇA
Horário: de 08h às 12h
Público: Imunossuprimidos, idosos de 70 anos ou mais e profissionais da saúde
(dose de reforço da Pfizer)
- ESCOLA FERNANDO GUILHON
Horário: de 08h às 12h e de 14h às 16h
Público: adolescentes de 12 a 17 anos
(1ª e 2ª dose da Pfizer)
Vacinação em Mojuí dos Campos
Mojuí dos Campos já recebeu 21888 doses de vacinas contra o coronavírus, sendo que 20645 foram aplicadas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Até esta sexta-feira, 11348 pessoas receberam a primeira dose, sendo que 9130 também receberam a segunda dose, que também inclui a dose única da Janssen. A dose de reforço já foi administrada em 167 pessoas.
Por Adonias Silva
Revisado e editado por Adonias Silva
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Prefeitura Municipal de Mojuí dos Campos
Tel: (93) 99212-4230 - WhatsApp
E-mail: ascom@mojuidoscampos.pa.gov.br
End: Estrada da Rodagem, s/n - Esperança