Os atendimentos foram realizados neste sábado (18) e reuniu mais de 30 profissionais. As ações itinerantes geram economia de custo e mais qualidade de vida para as famílias.
Consulta médica durante ação itinerante na comunidade São Francisco do Puraqué. (Foto: Adonias SIlva/Ascom/PMMC)
Mais de 100 moradores da comunidade São Francisco do Puraqué, na região do Rio Curuá-Una foram beneficiados no sábado (18) com serviços de saúde e assistência social ofertados pela Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência em Assistência Social (Cras). A ação integrada reuniu mais de 30 profissionais.
As ações itinerantes têm o objetivo de descentralizar os atendimentos para o interior, sendo uma estratégia que visa ampliar a oferta de serviços para as comunidades mais distantes da sede do município. As esquipes percorrem quilômetros, por rios e estradas, oferecendo consultas especializadas com médicos, enfermeiros, além de testes rápidos, vacinação, aferição de pressão arterial, exames preventivos e dispensação de medicamentos.
Na assistência social, a Semtras leva serviços de atualização e inclusão no Cadastro Único (CadÚnico), carteira do idoso, deficiente e autista, além de informações sobre o Bolsa Família e o BPC Idoso/Deficiente - iniciativas do Governo Federal que objetivam identificar famílias de baixa renda para inclusão em programas de assistência social. A Semtras também leva uma equipe completa com psicólogos e outros profissionais da assistência social.
A dona de casa Maria Gorete Maciel, de 58 anos, aproveitou a ação itinerante para fazer uma consulta médica. "Eu vim em busca de médico e trouxe meus filhos para a vacina. Graças a Deus fui atendida, consultei, é perto de casa, a gente não está pagando transporte, vem a pé mesmo. Eu agradeço muito o prefeito Marco Antônio que disponibilizou essa ação, não só ele, mas todos, e o vereador Pantoja, a nossa presidente Val", disse.
A ação também chegou em uma boa hora para o agricultor Francisco das Chagas, de 64 anos. Ele e a esposa foram consultados pelos médicos e receberam os atendimentos do Cras. "Estou achando excelente. A gente necessita aqui na comunidade, temos pessoas carentes, inclusive dessas pessoas eu sou uma delas. Sabemos da dificuldade que temos pra gente se deslocar daqui pra cidade e é difícil, só tenho a agradecer", afirmou.
Para o prefeito Marco Antônio Lima, as ações itinerantes geram economia de custo e mais qualidade de vida para as famílias que vivem do interior. "O nosso município é muito grande em extensão territorial e por isso buscamos atender principalmente essa população mais vulnerável, que tem dificuldade de acessar os meios formais de saúde, por exemplo, de ir até o centro do município, de pegar ônibus, pegar a estrada. Isso facilita o acesso aos serviços", destacou.
Além do prefeito Marco Antônio, a ação itinerante reuniu também a primeira dama e secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima, o secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues, a secretária municipal de saúde adjunta, Nazaré Silva, o secretário municipal de mobilidade e trânsito, Ewerton Santos, além da vice-prefeita Suely Araújo, do vereador Pantoja do Cartório, lideranças comunitárias e outros membros do governo.
Por Adonias Silva
Revisado e editado por Adonias Silva
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Prefeitura Municipal de Mojuí dos Campos
Tel: (93) 99212-4230 - WhatsApp
E-mail: ascom@mojuidoscampos.pa.gov.br
End: Estrada da Rodagem, s/n - Esperança