A Conferência foi realizada nos dias 12 e 13 de agosto, no Salão Paroquial da Igreja Matriz. Na ocasião, foram eleitos os seis delegados para a Conferência Regional.
Abertura da 4ª Conferência Municipal de Assistência Social de Mojuí dos Campos. (Foto: Adonias Silva/Ascom/PMMC)
A 4ª Conferência Municipal de Assistência Social de Mojuí dos Campos, uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Mojuí, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) foi promovida durante dois dias, 12 e 13 de agosto, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, no Centro.
A 4ª Conferência trouxe como tema geral "Assistência Social: Direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social". Na abertura, a secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima, que estava cumprindo agenda em Belém, enviou um vídeo saudando a todos e desejando uma excelente conferência. Na sequência houve a abertura com as falas da mesa, em seguida teve a apresentação da banda da igreja Assembleia de Deus, tocando o Hino Nacional.
Depois teve a leitura e aprovação do regimento interno da conferência e a palestra magna com Marcelina Santos, conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), onde falou sobre o tema "Assistência Social, Direito do Povo e Dever do Estado". Dentro dessa temática foram divididos grupos em eixos onde cada técnico discutiu propostas com o seu grupo, com objetivo de melhorar as políticas públicas assistenciais.
No segundo dia após a abertura dos serviços, houve a aprovação das propostas e o processo de escolha dos delegados que irão participar Conferência Regional do Baixo Amazonas, nos dias 22 e 23 de setembro de 2021 em Santarém.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Mojuí dos Campos, Alciene Roberta Guimarães, avaliou a Conferência Municipal e disse que o evento atingiu o objetivo. "Deu tudo certo, e foi além do que imaginávamos. Esperamos que as propostas aprovadas sejam executadas. Agradecemos a todos pelo apoio e participação e principalmente a secretaria de assistência social, por meio de sua secretária Adrielly Lima que possibilitou o apoio necessário para a realização desse importante evento", disse.
O Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) esteve representado na Conferência por duas conselheiras. A conselheira Antônia Ferreira foi uma delas. Ela destacou que o CEAS, mesmo em tempo de pandemia, está fazendo o possível para atender os 144 municípios do estado, e levando a proposta de fazer as conferências, para que elas sejam executadas em tempo hábil, principalmente para a participação nas regionais, e, se possível na nacional, pois "esse ano serão cumpridas as pautas das conferências para que flua e seja possível ter um Brasil melhor".
"Mojuí dos Campos tem muito a crescer, apesar de ter realizado somente quatro conferências de assistência social, a minha colega conselheira do CEAS Marcelina Santos já esteve aqui em uma primeira vez e se surpreendeu ao estar aqui agora. O que queremos é que as propostas votadas sejam executadas, pois mediante a isso o município só tem a ganhar, e a crescer ainda mais e com certeza todos ganharão com isso e principalmente os munícipes", enfatizou a conselheira Antônia.
A titular da Semtras, Adrielly Lima agradeceu a todos pela realização da conferência que trouxe propostas importantes para o município que se encontra em momento de ascensão. "Queremos agradecer os membros do Conselho Municipal de Assistência Social que organizaram com tanta competência essa 4ª Conferência aqui em Mojuí dos Campos. Quero expressar minha gratidão às pessoas envolvidas na comissão de organização, os técnicos que se empenharam no desenrolar dos eixos. Agradeço também ao padre da igreja Santo Antônio por nos ceder o espaço, as técnicas Antônia e Marcelina que vieram de Belém para nos ajudar nessa conferência, agradecer a composição dessa mesa importante nesse processo, e também agradecer aos servidores dos equipamentos que nos deram apoio necessário, e aos demais pelo empenho de forma incansável para que esse importante momento de discussão tivesse sua realização plena e atingisse o objetivo esperado. E vamos agora participar confiantes na regional e se Deus nos permitir defender nossas propostas na nacional", afirmou.
Confira abaixo o nome dos 6 delegados eleitos para a Conferência Regional do Baixo Amazonas:
Segmento gestão:
- Wellington Abreu
- Josiara Figueiredo
- Jaime Seade
Trabalhador do SUAS:
- Eusiane Frota de Araújo.
Entidade:
- José Ocean Nunes
Usuário:
- Maria Anália de Alencar
Escrito por Geisa de Oliveira
Revisado e editado por Adonias Silva
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Prefeitura Municipal de Mojuí dos Campos
Tel: (93) 99212-4230 - WhatsApp
E-mail: ascomprefeiturademojui@gmail
End: Estrada da Rodagem, s/n - Esperança