A campanha será desenvolvida pela Semtras em parceria com outras secretarias, rede intersetorial e apoiadores. Haverá palestras, blitz educativa, caminhada, corrida e muito mais.
Vítimas devem marcar um "X" com caneta ou batom vermelhos na mão se quiser sinalizar situação de violência. (Foto: Reprodução/PMJ)
A Prefeitura de Mojuí dos Campos por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) realizará no mês de agosto a campanha "Agosto Lilás", com o tema "Nem mais uma lágrima".
De acordo com o coordenador do Creas, Jaime Seade, a campanha será desenvolvida em parceria com as demais secretarias do município, rede intersetorial e apoiadores, com ações educativas e preventivas que fazem referência ao combate à violência contra a mulher.
"Consideramos no desenvolvimento deste projeto a realidade cultural local que ainda apresenta o machismo enraizado. O processo de sensibilização da sociedade será a longo prazo, e precisa ser trabalhado continuamente para que possamos, nas próximas gerações, desconstruir esse ciclo vicioso da violência", observou o coordenador.
"Este projeto visa o empoderamento da mulher que ainda se sente submissa e sofre calada por vergonha ou medo de denunciar, considerando a situação financeira, posto que a maioria das vezes os homens são os provedores do lar. As mulheres de Mojuí dos Campos precisam saber que elas não estão sozinhas, que podem nos procurar e pedir socorro e dar um basta na violência vivenciada", destacou a secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima.
A Lei 11.340/2006 conhecida como Lei Maria da Penha busca sensibilizar a sociedade e criar mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. É preciso encorajar as vítimas a denunciarem para romper com esse ciclo de violência que tem matado várias mulheres no próprio seio familiar ou deixando sequelas físicas e psicológicas permanentes.
A campanha ganha força quando todos os envolvidos, poder público e sociedade civil caminham lado a lado, fortalecendo a rede de proteção, assumindo o compromisso e empoderando as mulheres vítimas de qualquer tipo de violência.
Mojuí dos Campos conta com o funcionamento o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) quando, em casos de violência, a vítima recebe apoio, acompanhamento e orientação para que não venha ocorrer reincidência.
No Creas é ofertado o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Famílias e Indivíduos (PAEFI), onde são atendidos famílias ou indivíduos em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados. O objetivo é preservar e fortalecer os vínculos familiares com a comunidade e a função protetiva da família. O equipamento possui em seu quadro de profissionais coordenador, assistente social, psicólogo, advogado, auxiliar administrativo e auxiliar de conservação.
No lançamento da campanha "Agosto Lilás" será divulgado um vídeo institucional com participação dos servidores em diferentes pontos da cidade. Também será promovida uma blitz preventiva na Praça da Matriz, culminando com a Caminhada Lilás, que sairá do Campo Nogueirão, no bairro Esperança.
Na última quinzena do mês será realizada a 1ª Corrida Lilás e o Torneio Lilás de Futsal com equipe feminina. A programação mensal marca também o dia "D" com entrevistas e serviços na área da saúde para as mulheres. Durante a programação também haverá sorteio de brindes doados por parceiros.
Confira a programação:
06/07 - (sexta-feira)
Lançamento da campanha, com caminhada, zumba, blitz e sorteio de brindes
Local: Praça da Matriz de Santo Antônio
Horário: 17h
07/08 - (sábado)
Roda de conversa: "As consequências da Violência na Família e na vida dos filhos" com a psicóloga Yara Carimpuna, zumba e serviços de beleza
Local: Barracão Comunitário de Boa Fé
Horário: 9h às 14h
10/08 - (terça-feira)
Roda de Conversa: "Não se cale, sua voz pode salva sua vida"
Local: Posto de Saúde do bairro Cidade Alta
Horário: 9h
14/08 - (sábado)
Roda de conversa: "As consequências da Violência na Família e na vida dos Filhos", com a psicóloga Marcela, zumba e serviços de beleza
Local: Comunidade Vista Alegre do Rio Mojú
Horário: 9h às 14h
16/08 - (segunda-feira)
Roda de conversa: "Não se cale, sua voz pode salvar sua vida"
Local: Centro de Saúde do bairro Esperança
Horário: 9h
18/08 - (quarta-feira)
Roda de conversa: "As consequências da Violência na Família e na vida dos Filhos" com a psicóloga Marcela
Local: Igreja Assembleia de Deus
Horário: 19h
20/08 - (sexta-feira)
Entrevista: "Relacionamentos abusivos"
Local: Rádio
Horário: indefinido
24/08 - (terça-feira)
Palestra: Assédio Sexual no Ambiente de Trabalho
Local: Repartições
Horário: 10h
26/08 - (quinta-feira)
Entrega das próteses dentarias (parceiro)
Local: Comunidade Vila Goiânia
Horário: 9h às 14h
27/08 - (sexta-feira)
Torneio de futsal feminino com premiação
Local: Quadra poliesportiva ao lado do Campo Nogueirão
Horário: 16h30 às 20h
29/08 - (domingo)
Corrida Agosto Lilás
Local: Praça Matriz de Santo Antônio
Horário: 6h
Por Geisa de Oliveira
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Prefeitura Municipal de Mojuí dos Campos
Tel: (93) 99212-4230 - WhatsApp
E-mail: ascomprefeiturademojui@gmail
End: Estrada da Rodagem, s/n - Esperança