A estrada é uma das principais vias de ligação ao Projeto de Assentamento PA Mojú I e II pelo travessão do km 101. Os serviços foram concluídos no sábado (24).
Fotos mostram o trecho antes e como ficou o trecho depois dos serviços. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), em parceria com comunitários, concluiu no sábado (24) os serviços de recomposição do aterro da barragem do Piranha, normalizando o tráfego de veículos no trecho do km 101 da PA Mojú, na comunidade Bom Jesus. A barragem havia rompido em virtude das fortes chuvas.
Além da recomposição do aterro, as equipes fizeram a instalação de uma linha de bueiros para passagem da água, elevação do nível da barragem, diminuição da inclinação da ladeira e ainda o piçarramento total do trecho para eliminar a lama, o caminho escorregadio e para evitar atoleiros. Os serviços foram executados em uma extensão de 600 metros, segundo a Seminf.
"Antes só faziam jogar aterro com esteira, e com as chuvas agora desse inverno, começou a assorear e surgiram as valas enormes. Por conta do barro solto, o aterro foi cedendo. A gente já ia mexer e para aproveitar decidimos colocar a linha de bueiros. Agora com a linha de bueiro, a chance é zero de um novo rompimento", explica o titular da Seminf, Mateus de Freitas.
A barragem fica em um afluente do Rio Mojú. Ela foi construída em 2005 para a instalação de uma micro usina hidrelétrica que levaria energia para a região do assentamento. Já a estrada é uma das principais vias de ligação ao Projeto de Assentamento PA Mojú I e II pelo travessão do km 101 da rodovia BR-163 e viabiliza o acesso do transporte de cargas e passageiros para Santarém.
Por Adonias Silva
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Prefeitura Municipal de Mojuí dos Campos
Tel: (93) 99212-4230 - WhatsApp
E-mail: ascomprefeiturademojui@gmail
End: Estrada da Rodagem, s/n - Esperança