NOTÍCIAS

23-JUN-2021

Técnicos do Cras de Mojuí dos Campos são treinados para solicitação de carteira do autista

Por Adonias 23/06/2021 #assistênciasocial

Treinamento on-line para os técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). (Foto: Divulgação/Semtras/PMMC)

Técnicos da capital do estado da Coordenadoria Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), esteve nessa segunda-feira (21) de forma on-line realizando um treinamento para os técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), de Mojuí dos Campos.

O treinamento objetivou os preparativos no município para a solicitação da carteira do Espectro Autista que poderá ser feita por um cadastro único, elaborado pela Coordenadoria Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), destinado à criação de um banco de dados virtual sobre informações da pessoa com autismo no Pará.

A emissão do documento está prevista pela Lei Federal nº 13.977, de 8 de janeiro de 2020, denominada "Lei Romeo Mion", que altera a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012 (Lei Berenice Piana), e a Lei nº 9.265, de 12 de fevereiro de 1996 (Lei da Gratuidade dos Atos de Cidadania). A Ciptea integra a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Peptea), assinada pelo governador Helder Barbalho em maio deste ano - Lei nº 9.6061/2020.

"Esse foi o primeiro passo, os nossos técnicos foram treinados. O município ficará responsável pelo preenchimento do cadastro no Cras e fazer a solicitação da carteira para a Cepa que será a responsável por fazer a emissão do documento e encaminhar para as famílias após análise. Essa carteira irá dar prioridade para atendimentos e servirá para fazer um levantamento para trabalhar políticas públicas voltadas ao autista", pontuou a coordenadora do Cras Josiara Figueiredo.

A psicóloga e técnica de Referência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes, Ana Luíza Almeida Pinto, participou da capacitação. "Foi um treinamento importante, pois com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos fomos percebendo o crescimento desse público para a participação nas atividades, e as dúvidas em relação a esse documento de identificação começaram a surgir. Reconhecemos a importância dessa carteirinha para a população autista aqui em Mojuí dos Campos. Com o documento eles terão mais atenção e respeito, e também serão ampliadas políticas públicas e priorização da rede de atenção privada. Os direitos das pessoas com autismo precisam ser respeitados", observou a psicóloga.

A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Adrielly Lima destaca que é muito importante que o município possa fazer esse processo para a solicitação desse documento. "É importantíssimo que possamos iniciar esse processo para solicitação da carteira, só assim será possível que essas famílias sejam melhor assistidas com políticas públicas específicas", disse.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito

Prefeitura Municipal de Mojuí dos Campos - PA