Área afetada pelas fortes chuvas na zona rural de Mojuí dos Campos. (Foto: Defesa Civil/Mojuí dos Campos)
A Prefeitura de Mojuí dos Campos publicou na quinta-feira (17) o decreto nº 238 que declara situação de emergência no município em virtude de tempestades e as chuvas intensas. (veja abaixo o decreto na íntegra)
O documento informa que as fortes chuvas que atingiram a região provocaram alagamentos na área urbana, enxurradas na zona rural, elevação do nível dos rios na área ribeirinha, além dos danos nos ramais, estradas vicinais e nos logradouros públicos, afetando dezenas de comunidades do município.
Ainda conforme o documento, o município vem sofrendo desde dezembro de 2020 com as chuvas intensas, causando a destruição de pontes, bueiros, deixando ramais e vicinais intrafegáveis, resultando em grandes transtornos para a população das comunidades rurais, que ficaram parcialmente isoladas.
O decreto diz ainda que a zona rural é a região mais afetada, onde vive quase 58% da população. Nestas áreas, pontes ficaram danificadas e outras foram destruídas pela força da água, prejudicando ainda o escoamento da produção agrícola e de pecuária que é comercializada nos municípios vizinhos.
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), responsável pelas ações de Defesa Civil em Mojuí dos Campos apresentou um parecer favorável à declaração de situação de emergência na área urbana e rural do município, contida no Formulário de Informações do Desastre (FIDE).
O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Prefeitura Municipal de Mojuí dos Campos
Tel: (93) 99212-4230 - WhatsApp
E-mail: ascomprefeiturademojui@gmail
End: Estrada da Rodagem, s/n - Esperança