18-JUN-2021

Semtras realiza passeata e blitz de conscientização sobre a violência contra os idosos

#AssistênciaSocial POR ADONIAS 18 DE JUNHO DE 2021

Passeata em alusão ao Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa e ao Julho Violeta. (Foto: Divulgação/Cras/PMMC)

A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) realizou na manhã desta sexta-feira (18) o encerramento da programação alusiva ao Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado no dia 15 de junho.

A ação também faz referência à campanha do "Junho Violeta", mês destinado a ações que promovam o combate da violência contra os idosos em todo o país. Uma passeata logo cedo pelas ruas do município chamou a atenção dos moradores. A concentração foi no Cras.

De lá, os idosos saíram com destino à Praça da Matriz de Santo Antônio, no Centro, onde foi realizada uma blitz educativa. Profissionais da Semtras fizeram a distribuição de material informativo e deram orientações para pedestres e motoristas que passavam pela travessa Antônio Walfredo. Os participantes usaram máscaras e manteram o distanciamento social.

A secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima, destacou a importância da programação. "A gestão achou muito importante a gente está trabalhando nesse mês de junho, que é o junho violeta, com os idosos. O idoso é o nosso futuro, então nós temos que tratar eles com carinho, não só neste mês de junho, mas por todo o ano, por todos os meses", disse.

Durante a semana, houve palestras, jogos, danças e emissão de documentos no CCI, uma maneira encontrada pela Semtras para promover a interação e o bem estar físico e emocional dos idosos. "Eles já estão vários meses longe dessa convivência que eles têm no espaço deles e ao longo da semana teve também essa programação voltada para eles", finaliza Adrielly.

A aposentada Maria Idelita Lopes, de 71 anos, participou da passeata. Ela estava animada e mostrou disposição na programação promovida pela Semtras. "Eu estou achando muito bom, muito legal, porque tudo o que eu faço eu faço com gosto e acho bom. Fiz essa passeata muito legal, um pouco de física, muito legal, muito bom, pra mim é tudo na minha vida", disse.

O prefeito de Mojuí dos Campos Marco Antônio Lima e o vereador Pantoja do Cartório também estiveram na programação de encerramento. Eles tiraram fotos e conversaram com os idosos. Agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMMT) prestaram apoio, organizando o trânsito.

Projeto "Paz em Casa"
É um projeto vinculado à Semtras voltado para levar a paz em casa e atende violação de direitos contra a mulher, criança e adolescente, idosos, pessoas com deficiência. O foco principal é a mediação de conflitos por meio da Justiça Restaurativa, fazendo círculos de paz. Entre as ações estão oficinas geradoras de renda, atendimento social, rodas de conversas, capacitações e palestras.

A assistente social e coordenadora do projeto, Diany Castro destaca a importância das denúncias. "Se você sabe que alguém esteja sofrendo violência, sendo humilhado, ofendido, denuncia, porque omissão também é crime. Então denuncia para que aquela pessoa não morra ou que venha a ficar até mesmo com algum tipo de lesão grave, que seja irreversível", destaca.

O dia 15 de junho
O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa e o Junho Violeta foram instituídos em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, que tem o objetivo de desenvolver uma consciência mundial, social e política no combate a esse tipo de problema.

No Brasil, o Estatuto do Idoso é uma Lei Federal, de Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, que é destinada a regulamentar os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos que vivem no país. A lei especifica os diversos tipos de violência contra a pessoa idosa e as penalidades para os agressores.

Como denunciar
Para denunciar casos de violência contra idosos, qualquer pessoa pode telefonar para o número 100. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular). O serviço é prestado 24h, inclusive em finais de semana e feriados.

Por Adonias Silva e Elivaldo Silva
E-mail: ascomprefeiturademojui@gmail

#Abastecimento Há 1 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos inaugura Sistema de Abastecimento de Água no bairro Cidade Nova

A solenidade foi realizada na tarde de quinta-feira (16). Com investimento de R$ 253 mil, o sistema irá garantir água de qualidade para mais de 40 famílias do bairro.