09-JUN-2021

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza programação alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

#AssistênciaSocial POR ADONIAS 09 DE JUNHO DE 2021

Cartaz da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil de Mojuí dos Campos. (Foto: Divulgação/Semtras/PMMC)

Com o tema "Todos juntos no combate ao trabalho infantil", a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência especializado de Assistência Social (Creas), realiza a partir dessa quinta-feira (10), uma programação alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, lembrado pelo calendário mundial no dia 12 de junho.

"Essa data é uma oportunidade para sensibilizar, informar, debater e dar destaque ao combate a essa violação de direitos de crianças e adolescentes em nosso município, é preciso principalmente o apoio da população quanto a disseminação do trabalho infantil, é necessário que as denúncias cheguem por meio do Conselho Tutelar, do disque 100. Vamos juntos trabalhar para enfrentar o trabalho infantil", pontuou a secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima.

De acordo com a coordenadora do Creas, Ana Lívia Domann, é muito importante sensibilizar a população de Mojuí dos Campos sobre as consequências que podem trazer a crianças e adolescentes a exposição sobre o trabalho infantil. "Todos devemos cuidar de nossas crianças e adolescentes, não só nesse período de campanha, mas que devemos ter consciência que essa exposição precoce ao trabalho infantil trará problemas sérios para o desenvolvimento desse adulto. Toda criança tem o direito de estudar, brincar e só trabalhar no momento certo", destacou.

Lívia destacou que a Campanha de Combate ao Trabalho Infantil será desenvolvida por meio de parcerias para que mais pessoas possam ser alcançadas acerca do tema como o Conselho Municipal do Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Conselho Tutelar, Policiamento Comunitário Escolar, Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Mojuí dos Campos é unidade vinculada a Secretaria de Assistência Social, de prestação de serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Atende crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e qualquer indivíduo que se encontra em situação de risco pessoal e social. Os direitos violados estão relacionados a ocorrências: de abandono, negligência, maus-tratos físicos, psíquicos, abuso sexual, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outros.

Confira a programação

- Dia 10 ás 9h, abertura da campanha de Combate ao Trabalho Infantil alusiva ao dia 12 de junho, na Câmara dos Vereadores.
- Dia 12, ás 09h, o CREAS por meio de sua equipe estará participando na programação da E.M.E.I.E.F.Pedro Teixeira - CREAS.
- Dia 14 - Realização de entrevista com a equipe do CREAS e o Policiamento Comunitário Escolar, para divulgação nas redes sociais sobre o tema.

E-mail: ascomprefeiturademojui@gmail