01-JUN-2021

PREFEITURA DE MOJUÍ DOS CAMPOS ABRE PROGRAMAÇÃO DO MEIO AMBIENTE COM PLANTIO DE MUDAS NO MUNICÍPIO

#MeioAmbiente POR MARX 01 DE JUNHO DE 2021

A estudante do 2º ano, Isabele Dias, de 8 anos, faz o plantio da primeira muda de ipê na escola Maria do Carmo. (Foto: Luiz Fernando/Ascom/PMMC)

A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou na manhã desta terça-feira (1º) a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente com plantio de mudas de árvores no município. O evento ao ar livre seguiu todos os protocolos anti-covid.

A primeira muda de ipê amarelo foi plantada no jardim da escola Municipal Maria do Carmo Felix da Silva, no Centro da cidade, com supervisão e instruções técnicas de engenheiros da Semma. O plantio simbólico foi feito pela estudante do 2º ano, Isabele Dias, de 8 anos.

A programação começou por volta de 9h e reuniu autoridades do governo, entre eles o prefeito Marco Antônio Lima, a vice-prefeita, Suely Araújo, a secretária de meio ambiente, Samara Gomes, o secretário de agricultura, Jaílson Barbosa, servidores da Semma, estudantes, diretores de escolas, professores e pais de alunos.

A abertura também contou com a presença de representantes da Empresa de Assistência e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), parceiros da Semma na programação. A Emater fez a doação de 80 mudas de cumaru para o município, que serão distribuídas para a população.

O prefeito Marco Antônio Lima destacou a importância dos cuidados com a cidade, com a natureza, com os igarapés e fez um alerta contra o desperdício de água no município, um fator ainda preocupante. O prefeito falou ainda da importância do meio ambiente para a vida humana.

"Sei da importância do meio ambiente para todos nós. Dessa forma, a Prefeitura de Mojuí está trabalhando e precisamos de mais ações, de mais parcerias, pois a gente não consegue nada sozinho, precisamos de parcerias de escolas e de toda a sociedade", afirmou.

Nos próximos dias, a Semma fará a distribuição de 500 mudas de cumaru e 80 mudas de ipê amarelo. A programação da Semana do Meio Ambiente continua com plantio de mudas, concurso de fotografia, alocação de placas educativas, sinalização de Área de Proteção Permanente, palestra e blitz educativa.

"Nós sabemos que atualmente são grandes essas discussões acerca das questões ambientais, dos impactos ambientais do homem sobre o meio ambiente. A Semana do Meio Ambiente tem justamente esse objetivo de trazer à tona essas discussões e para além disso, mostrar à sociedade a importância de ações práticas, de ações diárias de sustentabilidade ambiental", destaca a engenheira da Semma, Verena Moura, coordenadora da programação.

A diretora da escola Maria do Carmo, Rosilene Lima, falou da felicidade em receber a abertura da Semana do Meio Ambiente. "A nossa escola trabalha sempre essa questão da preservação ambiental. Nesse momento, mesmo as nossas crianças estando em casa, a gente posta vídeos, trabalhos e essa semana todas as atividades são voltadas para a Semana do Meio Ambiente", disse.

Por Adonias Silva

E-mail: ascomprefeiturademojui@gmail