01-JUN-2021

EMPOSSADOS MEMBROS DO PRIMEIRO CONSELHO DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA DE MOJUÍ DOS CAMPOS

#DireitosHumanos POR MARX 01 DE JUNHO DE 2021

Cerimônia de posse dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). (Foto: Divulgação/CMDPI)

Os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) de Mojuí dos Campos, que serão responsáveis por garantir a integridade e as políticas de direito dos idosos no biênio 2021/2023, foram empossados na manhã desta segunda-feira (31).

A posse ocorreu na sede do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e contou com a presença da vice-prefeita, Suely Araújo, da secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima, vereadora Núbia Angelinoe, do vereador Cley do Povo, além de membros da sociedade civil organizada.

A cerimônia de posse foi organizada pela Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) com o CMDPI. O evento respeitou todos os protocolos de segurança dos órgãos de saúde do município em combate ao novo coronavírus.

As entidades eleitas no processo de escolha do CMDPI são compostas por representantes governamentais e não governamentais. A presidente do conselho é Eusiane Frota. (veja abaixo a lista completa)

Conselho e suas atribuições

É um órgão que tem por finalidade congregar esforços de atenção ao idoso junto às instituições oficiais e sociedade civil organizada, estabelecendo diretrizes e aplicabilidade dessa política, em consonância com a política nacional, estadual e com o Estatuto do Idoso.

Compete ao CMDPI:

Compete ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa:

I - Formular, para fins de aprovação pelo poder executivo, a política de ação municipal destinada a apoiar e integrar a pessoa idosa;

II - Implementar a política municipal do idoso, definindo prioridades para as ações correspondentes e as aplicações de recursos.

III - Envolver as instituições comprometidas com a causa do idoso nas ações a serem desenvolvidas pelo conselho municipal da pessoa idosa.

IV - Incentivar a realização de pesquisas, estudos e seminários, campanhas e outros eventos relacionados com o idoso.

V - Promover a integração entre instituições oficiais e da sociedade civil organizada que atuam com idosos.

VI - Fiscalizar a implementação de políticas de atenção ao idoso.

Membros empossados para o biênio 2021/2023

Representação governamental:

1. Secretaria de Trabalho e Assistência Social - Semtras

Titular: Eusiane Frota de Araújo

Suplente: Josiara do Socorro Figueiredo Caetano de Moares

2. Secretaria Municipal de Educação - Semed

Titular: Andreia Ribeiro Campos de Souza

Suplente: Ana Eizama Lima de Matos

3. Secretaria Municipal de Saúde - Semsa

Titular: Maria Alcione Nogueira de Souza

Suplente: Oderley Coelho da Silva

4. Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer - Semcel