A Prefeitura de Mojuí dos Campos por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou neste sábado (22/05), a primeira etapa do projeto "Saúde na Comunidade".
A primeira localidade a receber o projeto foi a comunidade do Porto Alegre. Foram realizados 311 atendimentos entre triagem, consulta médica, consulta de enfermagem, vacina, testagem rápida e distribuição de medicamentos. A segunda etapa do projeto será na Comunidade Santo Antônio KM 124 no dia 05/06/2021 a partir das 8h.
De acordo com o prefeito Marco Antônio Lima, tendo em vista que a dispersão territorial, característica do Município de Mojuí dos Campos, as ações itinerantes na comunidade faz-se necessária uma vez que a população dessas áreas tem pouco acesso aos serviços de saúde. "Nesse sentido, a busca ativa para atender precocemente os pacientes com Síndrome Gripal identificando os casos de COVID-19, proporcionando o tratamento e o correto manejo clínico fazem parte da estratégia municipal de saúde para frear a transmissão e circulação do vírus". Destacou o gestor Marco Antonio.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde Glayton Rodrigues no caso de comunidades em áreas remotas e de dispersão demográfica, ações de busca ativa são avaliadas de acordo com a necessidade, visando acompanhamento das situações de saúde, divulgação de informações e orientações sobre o contágio do COVID-19.
"Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), têm papel fundamental nessa atenção. Em muitas localidades, os ACSs são os principais responsáveis pela mediação entre comunidade e equipes de saúde. Apoiar a divulgação de informações, orientações e recursos para esses profissionais, no contexto do trabalho e organização é importante para evitar o deslocamento das pessoas a centros urbanos ou localidades de maior concentração populacional." Pontuou o secretário.
No dia 18/05 O município de Mojuí dos Campos conquistou a primeira colocação na cobertura vacinal contra Covid-19 do Baixo Amazonas.