19-MAI-2021

PREFEITURA DE MOJUÍ DOS CAMPOS REALIZA PELA PRIMEIRA VEZ PROGRAMAÇÃO NO DIA ‘D', 18 DE MAIO.

Programação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente está sendo realizada desde o dia 17, e se estenderá até o dia 22/05.

#AssistênciaSocial POR MARX 19 DE MAIO DE 2021

A Prefeitura de Mojuí dos Campos por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente (Comdca), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar e a Polícia Comunitária Escolar realiza nesta terça-feira (18), pela primeira vez uma programação No dia ‘D', 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Hoje aconteceu uma blitz educativa na praça da Matriz com a participação dos integrantes da rede de proteção CRAS; CREAS; COMDCA, Conselho Tutelar, Policiamento Comunitário Escolar, Polícia Militar, SEMED, SMMT. Foram distribuídos panfletos com orientações sobre a forma de sensibilizar a sociedade para o combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. Fixação das margaridas na grama da praça simbolizando cada caso desse tipo de violência registrado no município.

De acordo com a coordenadora do Creas, Ana Lívia Lobo Domann, de janeiro a maio deste ano, o município de Mojuí dos Campos registrou 11 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes.

"Essa blitz educativa é uma forma de alertar a população sobre a importância de denunciar. A gente tem o equipamento Creas, que recebe essa demanda de violação de direitos tanto de criança e adolescente, quanto de mulher no que se refere à violência doméstica, idosos, pessoas com deficiência, e toda essa rede trabalha de forma humanizada para trazer o melhor atendimento à população de Mojuí". Observou Ana Lívia.

Tiago Amazonas psicólogo do município técnico do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF

destacou que foi uma ação muito importante. "Todos estivemos juntos para levar as ruas essa informação para a população do município." Disse Tiago

O morador de Mojuí do Campos Davi Peixoto Aguiar disse que nunca tinha visto essa programação na viadde. "Eu nunca vi essa programação aqui. Estou gostando muito da campanha, em parceria com a polícia, os servidores da prefeitura." Contou o senhor Davi.

A Polícia Comunitária Escolar esteve presente no evento, os cabos P Silva e Glauber Rocha ambos destacaram a importância de toda rede trabalhar junto para que crianças e adolescentes estejam livres do abuso e exploração sexual.

A coordenadora da fundação Parapaz do baixo amazonas Diany Castro também participou do evento. "Infelizmente a fundação Parapaz registrou de janeiro a abril 115 casos de abuso contra crianças e adolescentes, todos os dias crianças e adolescentes são abusadas em seu âmbito familiar, expostas a risco por quem deveria cuidar. Esse evento é muito importante. E a gestão municipal o Prefeito Marco Antonio e a Secretária de Assistência Social Adrielly Lima estão de parabéns pela realização desse evento que marca a história de Mojuí dos Campos nesse enfrentamento". Pontuou Diany.

A programação irá continuar:

Dia 19/05 - ás 9h - haverá roda de conversa com o tema: Tecendo a rede de proteção, com os professores da Escola Prof° Maria do Carmo.

Dia 22/05 - ás 16h - haverá a participação CREAS na rádio comunitária TRIO DWM destacando o tema e o contexto na pandemia, como identificar quais os sinais, como identificar, onde e como denunciar os casos de abuso e exploração sexual.

Sobre a data:

O dia 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

A data faz menção a um crime ocorrido em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), que chocou todo o país e ficou conhecido como o "Caso Araceli". Araceli foi uma criança de 8 anos de idade que teve todos os direitos humanos violados. A vítima foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta da cidade. Apesar da natureza hedionda, o crime até hoje está impune.

Este ano a campanha completa 21 anos de mobilização à causa. Sua principal proposta é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de geração e de condições econômicas.