NOTÍCIAS

31-MAI-2024

Semed lança programa de formação 'Leitura e Escrita na Educação Infantil' para fortalecer o ensino em Mojuí dos Campos

O objetivo é qualificar o trabalho dos professores, beneficiando educadores e estudantes. O lançamento foi realizado durante um encontro com profissionais da educação.  

#Educação POR ADONIAS 31 DE MAIO DE 2024

Encontro de lançamento do programa de formação 'Leitura e Escrita na Educação Infantil' em Mojuí dos Campos. (Foto: Davi Leal)

A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou oficialmente, na terça-feira (28), o programa de formação "Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI)". A iniciativa, que faz parte da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Renalfa), tem como objetivo qualificar o trabalho pedagógico dos professores da rede municipal, beneficiando educadores e centenas de crianças na fase crucial da alfabetização, fortalecendo a base educacional.

O programa "Leitura e Escrita na Educação Infantil" visa fornecer aos professores ferramentas e estratégias inovadoras para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita desde os primeiros anos escolares. Através de uma abordagem prática e interativa, os professores serão capacitados a aplicar métodos que estimulam o interesse e a participação ativa dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e eficaz.

Durante a cerimônia de lançamento, realizada no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Santo Antônio, a secretária municipal de educação, Elizangela Bezerra, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento educacional do município. "Investir na formação dos nossos professores é investir no futuro das nossas crianças. Este programa é um passo fundamental para garantir que nossos alunos tenham uma base sólida na leitura e na escrita. Momento importante para a nossa educação", afirmou.

O evento de lançamento reuniu 71 professores da educação infantil, 14 coordenadores pedagógicos e 17 diretores de 56 escolas participantes. Os professores participantes do programa terão acesso a atividades teóricas e práticas, conduzidos por profissionais especialistas em alfabetização infantil. Além disso, o programa prevê a criação de um fórum contínuo de discussão e troca de experiências, permitindo que os educadores compartilhem boas práticas e soluções para os desafios encontrados em sala de aula.

O programa - O LEEI faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que busca garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de recuperar as aprendizagens afetadas pela pandemia, de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano. O programa é desenvolvido em regime de colaboração entre o Governo Federal, o Governo do Pará e a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - ASCOM

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Esporte Há 6 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza final do 4ª Campeonato Masculino de Futebol Master, na comunidade São Paulo

A final foi realizada no campo do Guarani, na tarde de sábado (15). O Guarani sagrou-se campeão ao vencer a equipe da Esperança pelo placar de 4 a 2.

#Esporte Há 8 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza jogos da final do 5ª Copão de Futebol de Bairros e Comunidades

Os jogos foram realizados na noite de sexta-feira (14), na Arena Alto Alegre, com decisão do 3º lugar e do título principal. Confira abaixo o resultado e o placar.

#AssistênciaSocial Há 10 dia(s)

2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF reúne sociedade para apresentar resultados alcançados em Mojuí dos Campos

O encontro foi realizado na terça-feira (11), no CCI. O Selo UNICEF é uma iniciativa voltada para promover melhorias nas políticas públicas em prol de crianças e adolescentes.

#Educação Há 13 dia(s)

6ª Festa Junina das Escolas de Mojuí dos Campos encanta o público com danças, comidas típicas e muita diversão

A programação, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, foi realizada na noite de sexta-feira (7). Danças e shows no palco atraíram um grande público.

#MeioAmbiente Há 13 dia(s)

Semma faz distribuição de mudas frutíferas para a população de Mojuí dos Campos em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

A ação foi realizada na manhã de quinta-feira (6), na Praça da Matriz. O Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, foi criado pela ONU em 1972.

#AssistênciaSocial Há 17 dia(s)

Festa Junina da Melhor Idade anima o Centro de Convivência do Idoso em Mojuí dos Campos

A programação organizada pela Semtras foi realizada na tarde de quarta-feira (5), no CCI. O evento contou com atividades como dança, música, além de comidas típicas.

#Educação Há 17 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza a 6ª Festa Junina das Escolas na sexta-feira, dia 7 de junho; veja programação

A festa começa a partir das 18h, no Campo Nogueirão. Haverá apresentações de danças, venda de iguarias, desfile de casais caipiras, sorteio de prênios e shows musicais.

#Saúde Há 19 dia(s)

Prefeito Marco Antônio entrega três novos veículos para reforçar serviços da atenção básica de saúde em Mojuí dos Campos

A entrega foi realizada na tarde desta terça-feira (4), na Praça do Nogueirão. São três picapes 0 km que darão apoio para as equipes em atendimentos nos bairros e comunidades.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito