A sessão ocorreu na manhã de terça-feira (27), na escola Júlio Walfredo da Ponte. A Lei Aldir Blanc prevê a destinação de R$ 178 mil para apoiar o setor cultural.
A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), realizou na manhã de segunda-feira (27), uma sessão pública destinada à elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR), da Lei Aldir Blanc. A reunião ocorreu na escola municipal Júlio Walfredo da Ponte, no bairro Esperança, com a participação de fazedores de cultura e interessados em contribuir para a definição das diretrizes de utilização dos recursos de R$ 178 mil disponibilizados pela Política Nacional de Fomento à Cultura Aldir Blanc (PNAB).
A Lei Aldir Blanc foi instituída com o objetivo de apoiar o setor cultural no Brasil, severamente afetado pela pandemia da Covid-19. A lei destina recursos financeiros ao fomento de atividades culturais e ao suporte a artistas, coletivos, grupos e espaços culturais, reconhecendo a importância dessas entidades na preservação e promoção da cultura local. Os recursos provenientes da Lei Aldir Blanc são distribuídos entre estados, municípios e o Distrito Federal, responsáveis pela implementação das ações.
Durante a sessão pública, foram apresentadas as propostas iniciais para a aplicação dos recursos e abertas a palavra para que os participantes pudessem sugerir, debater e colaborar na construção de um plano que atenda às necessidades e demandas da comunidade cultural de Mojuí dos Campos. A participação ativa da sociedade civil foi essencial para garantir que os recursos sejam direcionados de forma transparente e eficiente, beneficiando o maior número possível de agentes culturais.
O secretário municipal de cultura, esporte e lazer, Jair Soares, exaltou os esforços da administração municipal em assegurar a aplicação eficaz dos recursos provenientes da Lei Aldir Blanc e assim, fortalecer o setor cultural no município. "É um compromisso do governo, do prefeito Marco Antônio, em garantir a aplicação desses recursos para fomentar as atividades culturais, apoiar os artistas e fortalecer os espaços culturais, que são fundamentais para a preservação e promoção da nossa cultura", disse.
O prefeito Marco Antônio Lima, em sua mensagem à população, destacou a importância da participação coletiva no processo de elaboração do plano. "A cultura é a alma de nosso município, e a Lei Aldir Blanc nos oferece uma oportunidade única de fortalecer e valorizar nossas manifestações culturais. É fundamental a participação dos artistas, produtores culturais e cidadãos interessados, para juntos construirmos um plano que reflita a riqueza e diversidade cultural de Mojuí dos Campos", declarou.
Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - ASCOM