NOTÍCIAS

29-MAI-2024

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza sessão pública sobre o Plano Anual de Aplicação dos Recursos da Lei Aldir Blanc

A sessão ocorreu na manhã de terça-feira (27), na escola Júlio Walfredo da Ponte. A Lei Aldir Blanc prevê a destinação de R$ 178 mil para apoiar o setor cultural.

#Cultura POR ADONIAS 29 DE MAIO DE 2024

A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), realizou na manhã de segunda-feira (27), uma sessão pública destinada à elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR), da Lei Aldir Blanc. A reunião ocorreu na escola municipal Júlio Walfredo da Ponte, no bairro Esperança, com a participação de fazedores de cultura e interessados em contribuir para a definição das diretrizes de utilização dos recursos de R$ 178 mil disponibilizados pela Política Nacional de Fomento à Cultura Aldir Blanc (PNAB).

A Lei Aldir Blanc foi instituída com o objetivo de apoiar o setor cultural no Brasil, severamente afetado pela pandemia da Covid-19. A lei destina recursos financeiros ao fomento de atividades culturais e ao suporte a artistas, coletivos, grupos e espaços culturais, reconhecendo a importância dessas entidades na preservação e promoção da cultura local. Os recursos provenientes da Lei Aldir Blanc são distribuídos entre estados, municípios e o Distrito Federal, responsáveis pela implementação das ações.

Durante a sessão pública, foram apresentadas as propostas iniciais para a aplicação dos recursos e abertas a palavra para que os participantes pudessem sugerir, debater e colaborar na construção de um plano que atenda às necessidades e demandas da comunidade cultural de Mojuí dos Campos. A participação ativa da sociedade civil foi essencial para garantir que os recursos sejam direcionados de forma transparente e eficiente, beneficiando o maior número possível de agentes culturais.

O secretário municipal de cultura, esporte e lazer, Jair Soares, exaltou os esforços da administração municipal em assegurar a aplicação eficaz dos recursos provenientes da Lei Aldir Blanc e assim, fortalecer o setor cultural no município. "É um compromisso do governo, do prefeito Marco Antônio, em garantir a aplicação desses recursos para fomentar as atividades culturais, apoiar os artistas e fortalecer os espaços culturais, que são fundamentais para a preservação e promoção da nossa cultura", disse.

O prefeito Marco Antônio Lima, em sua mensagem à população, destacou a importância da participação coletiva no processo de elaboração do plano. "A cultura é a alma de nosso município, e a Lei Aldir Blanc nos oferece uma oportunidade única de fortalecer e valorizar nossas manifestações culturais. É fundamental a participação dos artistas, produtores culturais e cidadãos interessados, para juntos construirmos um plano que reflita a riqueza e diversidade cultural de Mojuí dos Campos", declarou.

Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - ASCOM

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Esporte Há 6 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza final do 4ª Campeonato Masculino de Futebol Master, na comunidade São Paulo

A final foi realizada no campo do Guarani, na tarde de sábado (15). O Guarani sagrou-se campeão ao vencer a equipe da Esperança pelo placar de 4 a 2.

#Esporte Há 8 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza jogos da final do 5ª Copão de Futebol de Bairros e Comunidades

Os jogos foram realizados na noite de sexta-feira (14), na Arena Alto Alegre, com decisão do 3º lugar e do título principal. Confira abaixo o resultado e o placar.

#AssistênciaSocial Há 10 dia(s)

2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF reúne sociedade para apresentar resultados alcançados em Mojuí dos Campos

O encontro foi realizado na terça-feira (11), no CCI. O Selo UNICEF é uma iniciativa voltada para promover melhorias nas políticas públicas em prol de crianças e adolescentes.

#Educação Há 13 dia(s)

6ª Festa Junina das Escolas de Mojuí dos Campos encanta o público com danças, comidas típicas e muita diversão

A programação, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, foi realizada na noite de sexta-feira (7). Danças e shows no palco atraíram um grande público.

#MeioAmbiente Há 13 dia(s)

Semma faz distribuição de mudas frutíferas para a população de Mojuí dos Campos em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

A ação foi realizada na manhã de quinta-feira (6), na Praça da Matriz. O Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, foi criado pela ONU em 1972.

#AssistênciaSocial Há 17 dia(s)

Festa Junina da Melhor Idade anima o Centro de Convivência do Idoso em Mojuí dos Campos

A programação organizada pela Semtras foi realizada na tarde de quarta-feira (5), no CCI. O evento contou com atividades como dança, música, além de comidas típicas.

#Educação Há 17 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza a 6ª Festa Junina das Escolas na sexta-feira, dia 7 de junho; veja programação

A festa começa a partir das 18h, no Campo Nogueirão. Haverá apresentações de danças, venda de iguarias, desfile de casais caipiras, sorteio de prênios e shows musicais.

#Saúde Há 19 dia(s)

Prefeito Marco Antônio entrega três novos veículos para reforçar serviços da atenção básica de saúde em Mojuí dos Campos

A entrega foi realizada na tarde desta terça-feira (4), na Praça do Nogueirão. São três picapes 0 km que darão apoio para as equipes em atendimentos nos bairros e comunidades.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito