A blitz foi realizada na manhã de sábado (18), na PA-431, bairro Alto Alegre. A ação contou com a participação da rede de proteção socioassistencial do município.
Blitz em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)
A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou na manhã de sábado (18), na PA-431, bairro Alto Alegre, uma blitz educativa em alusão ao 18 de Maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Foi uma manhã importante para sensibilizar, mobilizar e convocar toda a sociedade para fazer parte das ações de prevenção e enfrentamento das violências, garantindo a proteção de forma mais efetiva das crianças e adolescentes.
A blitz contou com a participação de agentes públicos que integram a rede de proteção socioassistencial do município. A rede desempenha um importante papel no atendimento de crianças e adolescentes que sofrem violência ou são exploradas sexualmente, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para promover e garantir acesso à direitos violados, reparar danos e prevenir reincidências. A blitz também orientou pedestres e condutores para os canais de denúncias disponíveis em caso de suspeita. Foram distribuídos materiais informativos para a população.
A rede de proteção socioassistencial do município é formada por um conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios organizados de forma a atender as necessidades sociais da população em situação de vulnerabilidade ou risco social. Ela inclui o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar (CT), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM), Programa Criança Feliz e Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).
Denúncias - As denúncias são essenciais para a garantia dos direitos e proteção das crianças e adolescentes. Elas permitem que violações de direitos sejam identificadas e tratadas pelas autoridades competentes. No município, as denúncias podem ser feitas através de diversos canais e procedimentos, tais como: Disque 100, delegacias, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, escolas e unidades de saúde.
"Denunciar abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é um dever de todos e um ato de responsabilidade social. É fundamental que a sociedade esteja atenta e pronta para agir, garantindo a segurança e o bem-estar de nossas crianças e adolescentes", destacou o coordenador do CREAS, Jaime Seade.
O trânsito foi controlado por agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMMT). Eles prestaram apoio durante toda a ação na PA-431.
Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - ASCOM