A inauguração foi realizada na manhã deste sábado (27), com uma ação de saúde e cidadania. O Ponto de Apoio visa facilitar o acesso da população aos serviços de saúde.
Descerramento da placa de inauguração do Ponto de Apoio para Atendimento em Saúde na comunidade Igarapé da Pedra. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)
Com o objetivo de proporcionar suporte e facilitar o acesso da população aos serviços básicos de saúde, a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inaugurou na manhã deste sábado (27), o Ponto de Apoio para Atendimento em Saúde, Artur Pereira de Lima, na comunidade Igarapé da Pedra, zona rural do município. Além da cerimônia, os moradores foram beneficiados com serviços de saúde e cidadania pelo projeto "Prefeitura em Ação".
O Ponto de Apoio, vinculado à Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade Vista Alegre do Moju, irá beneficiar 104 famílias e mais de 300 pessoas. A instalação faz parte do plano estratégico da administração municipal voltado para melhorar o acesso das famílias aos serviços da atenção básica de saúde. A estrutura é composta
por dois consultórios, uma área coberta, banheiro, lavatório e uma área de serviço.
Serão ofertados diversos serviços, entre os quais, consultas médicas, serviços de enfermagem, vacinação, distribuição de medicamentos básicos, exames laboratoriais simples, orientação nutricional, acompanhamento pré-natal, entre outros. A ideia é tornar mais acessível o cuidado de saúde para aqueles que podem ter dificuldades em acessar os serviços tradicionais devido à distância, questões sociais ou econômicas.
"Esse é mais um ponto de apoio de atendimento em saúde entregue no município. Ele vai funcionar como extensão da unidade básica de saúde da comunidade Vista Alegre do Rio Moju, com toda uma equipe de profissionais, oferecendo diversos serviços de saúde preventiva e curativa. É uma estratégia importante para a promoção da saúde pública, o que reforça o compromisso do governo municipal com a qualidade de vida das pessoas", afirmou o secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues.
"Estou muito feliz por mais essa conquista em prol da comunidade do Pedra. Este ponto de apoio representa um passo importante em nossa missão de garantir que todos os cidadãos tenham acesso igualitário a cuidados de saúde de qualidade. Com este espaço, vamos não apenas proporcionar cuidados médicos, mas também promover a saúde preventiva, que também é importante. Seguimos trabalhando pela saúde de Mojuí dos Campos", destacou o prefeito Marco Antonio Lima.
Ação da Prefeitura - Ao longo da manhã e início da tarde, foram ofertados diversos serviços aos moradores da comunidade. Na saúde, a população foi beneficiada com testes rápidos para doenças (HIV, Sífilis, Hepatite B e C), consulta médica, consulta de enfermagem, atendimento odontológico, ultrassonografia e vacinação. Na área da cidadania, a população foi beneficiada com emissão de identidade (1ª e 2ª via), inclusão e atualização do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).
Homenagem - O Ponto de Apoio recebeu o nome de Artur Pereira de Lima, comunitário, agricultor, pecuarista, que contribuiu para o desenvolvimento da comunidade Igarapé da Pedra. Ele faleceu em 2020 em decorrência da Covid-19. Durante a solenidade, a esposa dele, Maria Feitosa de Lima e a filha, Maria Helena Oliveira, receberam das mãos do prefeito Marco Antônio e o secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues, uma placa em homenagem ao comunitário.
Participação
- A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lima, da primeira-dama e secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima, do secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues, da coordenadora da atenção básica, Elidiane Moreira, do secretário municipal de infraestrutura, Weverton Pessoa, do secretário municipal adjunto de infraestrutura, Joas Lucas, do secretário municipal de agricultura, Vanderson Barroso, dos vereadores Núbia Angelino, Vanderlei Baú, Cavaquinho do Rio Moju, Pantoja do Cartório, e do assessor comunitário, Arnaldo Amaro.Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - ASCOM