19-MAR-2024

Março Lilás: unidades de saúde de Mojuí dos Campos promovem palestras sobre a prevenção ao câncer de colo do útero

A programação está sendo desenvolvida nas unidades da zona urbana e rural. A ação inclui coleta de exame preventivo para as mulheres com idades entre 24 e 64 anos.

#Saúde POR ADONIAS 19 DE MARÇO DE 2024

Ação do 'Março Lilás' na Unidade de Saúde no bairro Alto Alegre, em Mojuí dos Campos. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)

O Março Lilás é o mês da campanha de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de colo do útero, o terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para promover a prevenção e reduzir o número de mortes, unidades de saúde de Mojuí dos Campos estão promovendo ações para conscientizar a população feminina sobre os riscos de desenvolvimento da doença, quais os sintomas e como se prevenir.

A programação está sendo desenvolvida nas unidades da zona urbana e rural, e inclui palestras educativas com a participação de profissionais de saúde de diferentes especialidades e também a realização de exame preventivo de colo de útero, que coleta células do colo uterino para análise em laboratório. O público-alvo são as mulheres com idades entre 24 e 64 anos, mulheres que nunca realizaram o exame preventivo e mulheres com três anos que não realizam o exame preventivo.

A campanha desenvolvida nas unidades de saúde alerta também sobre a importância de se proteger contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), uma vez que o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo do útero. As mulheres são ainda incentivadas a manter o acompanhamento ginecológico de rotina, tomar a vacina contra o HPV, fazer o exame preventivo, evitar o uso prolongado de contraceptivos orais e seguir um estilo de vida saudável, com foco na alimentação.

Na Unidade de Saúde do bairro Alto Alegre, a ação foi realizada na manhã desta terça-feira (19). O público feminino participou de palestras com médico, duas enfermeiras, psicóloga e nutricionista. Também teve ação na comunidade Moju do Belarmino, na escola municipal Ismael Araújo. Além de um café da manhã, teve palestras com médico e enfermeira da unidade de saúde. A programação teve ainda a participação de dentista, assistente social, psicóloga, fisioterapeuta e nutricionista.

"A nossa campanha tem o caráter educativo, com foco na prevenção ao câncer de colo do útero. Nossos profissionais estão nas unidades, dispostos a ajudar e orientar no que for necessário. Temos médicos em todas as nossas unidades para atender o público feminino. Estamos com coleta de exames preventivos também em todas as unidades, as mulheres podem participar das nossas ações. A saúde é o nosso bem mais valioso", afirmou o secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues.

Ação de coleta de PCCU - A coleta de exame preventivo está sendo feita em todas as unidades de saúde de Mojuí dos Campos (zona urbana e rural), de segunda à sexta-feira, no horário das 07h às 17h. É necessário apresentar cartão do SUS e documentos pessoais. O atendimento é feito por ordem de chegada.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - ASCOM

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza final do 1º Campeonato de Futebol Society do Rio Curuá-Una

Os jogos decisivos foram realizados no domingo (31), no campo de futebol da comunidade Xavier. A tarde foi marcada pela paixão pelo esporte e pela integração entre as comunidades.

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza blitz educativa no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Ação foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no Centro. Houve adesivagem de veículos, entrega de material informativo e orientações ao público.

Prefeitura de Mojuí dos Campos celebra a Páscoa com programação cultural na Praça do Nogueirão

A programação foi realizada na noite de sábado (30). O público acompanhou apresentações de música, dança, teatro, canto coral, balé e coreografia.