A medida preventiva é uma recomendação do Ministério da Saúde e da Sespa. O decreto 51, de 12 de abril de 2022, estabelece regras para o uso de máscara facial nestes ambientes.
Uso de máscara facil, que ajuda a bloquear as gotículas que carregam o vírus e que saem da boca e do nariz. (Foto: Reprodução/Governo do Tocantins)
A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está reforçando o uso obrigatório de máscara facial em todas as unidades de saúde do município - zona urbana e rural - como estabelece o decreto 51, de 12 de abril de 2022. A regra vale também para os estabelecimentos privados de saúde, como clínicas médicas, laboratórios e consultórios onde há concentração de pessoas.
A medida preventiva é uma recomendação do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), e tem como objetivo proteger pacientes, acompanhantes, visitantes e profissionais de saúde nestes ambientes, diante da circulação do vírus da Covid-19 e dos casos de Síndrome Gripal. A colaboração da população é importante para conter a propagação do vírus.
"É uma medida preventiva. O município já adota o uso de máscara pelos profissionais de saúde nas nossas unidades e agora pedimos que a população continue usando máscara nesses estabelecimentos. Temos o vírus da Covid-19 circulando, as infecções respiratórias aumentam nessa época do ano e precisamos intensificar esse cuidado", afirmou o secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues.
Texto: Adonias Silva
Foto: Reprodução/Governo do Tocantins
Assessoria de Comunicação - ASCOM