A cerimônia de posse foi realizada na manhã desta terça-feira (4), na sede do CMAS, no Centro. O CMDPI é responsável por garantir as políticas de direito dos idosos.
Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Mojuí dos Campos. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)
Foram empossados na manhã desta terça-feira (4), pelo prefeito Marco Antônio Lima, os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) de Mojuí dos Campos, que serão responsáveis por garantir a integridade e as políticas de direito dos idosos no biênio 2023/2024. A cerimônia de posse foi realizada na sede do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no Centro
CLIQUE NO LINK ABAIXO E CONFIRA OS MEMBROS DO CMDPI
A cerimônia de posse foi organizada pelo CMDPI, com apoio da Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). As entidades eleitas no processo de escolha do CMDPI são compostas por representantes governamentais e não governamentais. Além da posse, também foram escolhidos os integrantes da nova mesa diretora.
"É crucial reconhecermos a importância de assegurar que cada pessoa idosa tenha seus direitos respeitados, sua dignidade preservada e sua voz ouvida. Nós, como conselho, temos a responsabilidade de liderar essa causa, de defender políticas públicas e lutar contra qualquer forma de discriminação ou violência. Agradeço a confiança para liderar este conselho e reitero meu compromisso em trabalhar incansavelmente para garantir que cada idoso tenha seus direitos respeitados e sua dignidade mantida", destacou a presidente do CMDPI, Eusiane Frota.
"O Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa desempenha um papel crucial na defesa e promoção dos direitos dos idosos, um órgão consultivo e fiscalizador, garantindo políticas públicas adequadas, além de combater a violência e discriminação contra essa parcela da população. Aqui em Mojuí dos Campos, nós temos feito um esforço conjunto no sentido de proteger e respeitar os direitos dos idosos para construir uma sociedade mais justa e inclusiva", destacou o prefeito Marco Antônio.
Participação na mesa - Além do prefeito Marco Antônio, a cerimônia contou com a presença da primeira-dama de Mojuí dos Campos, e secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima, do vereador Vanderlei Baú, do presidente da comissão organizadora, José Ocean Nunes.
O Conselho da Pessoa Idosa - É um órgão que tem por finalidade congregar esforços de atenção ao idoso junto às instituições oficiais e sociedade civil organizada, estabelecendo diretrizes e aplicabilidade dessa política, em consonância com a política nacional, estadual e com o Estatuto do Idoso.
Compete ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa:
I - Formular, para fins de aprovação pelo poder executivo, a política de ação municipal destinada a apoiar e integrar a pessoa idosa
II - Implementar a política municipal do idoso, definindo prioridades para as ações correspondentes e as aplicações de recursos
III - Envolver as instituições comprometidas com a causa do idoso nas ações a serem desenvolvidas pelo conselho municipal da pessoa idosa
IV - Incentivar a realização de pesquisas, estudos e seminários, campanhas e outros eventos relacionados com o idoso
V - Promover a integração entre instituições oficiais e da sociedade civil organizada que atuam com idosos
VI - Fiscalizar a implementação de políticas de atenção ao idoso
Mesa Diretora 2023/2025
Presidente: Eusiane Frota de Araujo
Vice-presidente: Josiara do Socorro Figueiredo Caetano de Morais
1º Secretário: Irene Domingas Silva
2º Secretário: Andrea Ribeiro Campos de Souza
Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM