30-NOV-2023

Prefeitura de Mojuí dos Campos garante apoio e estruturas para a Caminhada de Fé com Maria, no Círio da Conceição 2023

A Caminhada será no sábado (2). O gesto institucional reforça o incentivo do poder público, demonstrando o reconhecimento e a importância religiosa e cultural do evento.

#CaminhadaDeFéComMaria POR ADONIAS 30 DE NOVEMBRO DE 2023

Celebração de envio da Caminhada de Fé com Maria em Mojuí dos Campos, PA. (Foto: Geovane Brito/Arquivo/G1)

Mojuí dos Campos vive a expectativa para a 29ª edição da Caminhada de Fé com Maria (CAFEM), romaria oficial que integra a programação do Círio da Conceição, padroeira da Arquidiocese de Santarém, no Pará. O Governo Municipal mobiliza secretarias municipais e órgãos em apoio ao evento tradicional que será realizado no sábado (2). O gesto institucional reforça o incentivo do poder público, demonstrando o reconhecimento e a importância religiosa e cultural do evento para os cristãos.

Os esforços empreendidos pela administração municipal são essenciais para garantir a segurança dos fiéis, conforto e organização durante a romaria. Entre as medidas cruciais para que o evento transcorra de forma adequada e que os participantes se sintam acolhidos e seguros estão a disponibilização de tendas de saúde, ambulâncias com equipe médica, profissionais de enfermagem, banheiros químicos, estrutura de palco, som, iluminação e ordenamento do trânsito na cidade e na PA-431.

"O apoio institucional ele é muito importante para a Caminhada de Fé com Maria, todos os órgãos de segurança. E de todos os órgãos que competem a Caminhada de Fé, o mais importante é o apoio da Prefeitura de Mojuí dos Campos que vem com todas as suas secretarias, todos seus servidores fazendo todo esse acompanhamento, e demonstrando também a parceria com a Caminhada, isso é muito importante, a gente agradece a Prefeitura", destacou o coordenador da CAFEM, Abel Solano.

"A Caminhada de Fé com Maria é uma das principais romarias do Círio da Conceição, que reúne devotos de várias regiões. E o apoio da nossa gestão aqui no município, em parceria com os demais órgãos é muito importante para que tudo ocorra bem, tanto na organização da logística, quanto na segurança dos participantes, no trânsito, apoio na saúde, a até mesmo na promoção do evento em nosso município, onde valorizamos a fé e a devoção da comunidade católica", afirmou o prefeito Marco Antônio Lima.

Saída - A concentração dos romeiros será no Campo Nogueirão, no bairro Esperança, a partir das 15h, com shows no palco e homenagens. A celebração de envio será às 19h, presidida pelo arcebispo metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman. Após a celebração, ocorre a saída dos devotos em caminhada rumo à Santarém, pela PA-431, ainda em Mojuí dos Campos, e depois pela BR-163 e avenida Tapajós, com previsão de chegada às 06h de domingo (3), no elevado da Praça da Matriz.

Segurança no percurso - O percurso da Caminhada de Fé com Maria é de 37 km. São cerca de 10 horas de caminhada. No trajeto, são prestadas homenagens. Os devotos também param para descanso, alongamento e alimentação. Para evitar acidentes com os participantes, esse ano, a romaria terá reforço na segurança viária. Os órgãos de trânsito e de segurança pública de Mojuí dos Campos e Santarém vão atuar de forma integrada, juntamente com a coordenação do evento.

Alteração no trânsito - Em Mojuí dos Campos, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMMT), divulgou um esquema operacional de ordenamento de tráfego para a 29ª Caminhada de Fé com Maria. No sábado (2), haverá interdição em vias a partir das 13h. A SMMT também elaborou uma rota de desvio para o fluxo de veículo durante o show, celebração de envio e saída dos peregrinos. (veja abaixo)

PROGRAMAÇÃO EM MOJUÍ DOS CAMPOS

30/11 - (quinta-feira)
Carreata de trasladação da Imagem para Mojuí dos Campos