28-NOV-2023

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza mutirão de ultrassonografia de próstata no encerramento da campanha Novembro Azul

A iniciativa busca ampliar o acesso a exames para detectar precocemente doenças, especialmente o câncer. Mais de 50 pacientes foram atendidos nesta terça-feira (28).

#NovembroAzul POR ADONIAS 28 DE NOVEMBRO DE 2023

O aposentado Antônio Lopes, de 62 anos, durante exame de ultrassonografia na Unidade Mista de Saúde. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)

Mais saúde e cuidado ao público masculino. A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, nesta terça-feira (28), o Mutirão de Ultrassonografia da Próstata. A iniciativa faz parte da programação do Novembro Azul, campanha de conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens. Mais de 50 pacientes que agendaram o exame nas unidades de saúde foram atendidos na Unidade Mista de Saúde, que dispõe do serviço no SUS.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Entre as avaliações oferecidas na rede pública está a ultrassonografia de próstata por via abdominal, indicada para casos em que não há necessidade (ainda) de realizar uma biópsia da próstata. Ela vai mostrar as alterações visíveis no tamanho e no aspecto da glândula, confirmando ou não as impressões pelo toque retal. É um ultrassom abdominal comum, rápido, sem riscos para a saúde e não causa dor.

"A ultrassonografia da próstata que estamos fazendo hoje aqui nos pacientes é com sonda convexa, utilizada para avaliar a saúde da próstata e diagnosticar condições relacionadas a essa glândula, a questão da presença de nódulos suspeitos que podem indicar câncer de próstata. É um exame muito importante e rápido. Os pacientes diagnosticados com aumento incomum da próstata serão encaminhados para um urologista, para uma melhor avaliação", explicou o médico André Sousa.

O aposentado Antônio Lopes, de 62 anos, mora na comunidade Vista Alegre do Rio Moju, zona rural do município. Ele procurou o mutirão ao sentir desconforto ao urinar. "O médico fez uma palestra lá e falou dos sintomas que a gente poderia sentir. Fui com a enfermeira e ela já me encaminhou pra cá. Aqui é mais fácil, evita de você ir para Santarém, andar mais, gastar mais, aqui é mais perto. Só quero elogiar e agradecer a Deus primeiramente e o trabalho que está sendo feito", disse.

"Muito importante, pois previne a saúde do homem. Prevenir é melhor que remediar. Então, se a gente previne a saúde antes de adoecer, é melhor, é mais barato e você não vai sofrer a consequência da enfermidade. Essa é uma ação muito importante para o homem. Eu ainda não tinha visto ultrassonografia antes aqui, estou vendo agora. Parabéns para a prefeitura e graças a Deus que a população está sendo bem atendida na área da saúde", destacou o aposentado Raimundo Carneiro, de 70 anos.

"Essa ação visa ampliar o acesso a exames para a detecção precoce de doenças, especialmente o câncer de próstata. Objetiva avaliar a saúde prostática, identificar condições precoces, reduzir filas de espera, proporcionar acesso a grupos vulneráveis e promover conscientização sobre a importância da prevenção. Essa iniciativa integra a nossas campanhas de saúde, incentiva hábitos saudáveis e contribui para as políticas de saúde", destacou o secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues.

Novembro Azul - O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. A campanha do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde do Brasil em 2023 chama a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.

Câncer de próstata - O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Prevenção - Em Mojuí dos Campos, as unidades básicas de saúde contam com profissionais especializados para ajudar na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças. A consulta preventiva deve ocorrer a partir dos 40 anos de idade, principalmente quando há histórico familiar da doença. O atendimento nas unidades de saúde é feito por meio de agendamento, sempre de segunda à sexta, das 08h às 16h (exceto feriados, sábados e domingos).

Foto: Silvágner Grigório