27-NOV-2023

Prefeitura Mojuí dos Campos realiza 'Dia D' da campanha de vacinação contra a gripe em pontos e unidades de saúde

Postos de vacinação em locais estratégicos estiveram abertos no sábado das 08h às 12h. A campanha começou no dia 13 de novembro e vai até o dia 15 de dezembro.

#Saúde POR ADONIAS 27 DE NOVEMBRO DE 2023

Criança é vacinada contra a gripe no 'Dia D' da Campanha contra a Influenza em Mojuí dos Campos. (Foto: Semsa/PMMC)

Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância da vacinação contra a gripe e facilitar o acesso à vacina para o público-alvo, a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na manhã de sábado (25), o "Dia "D" da Campanha de Vacinação contra a Influenza. Postos de vacinação em locais estratégicos estiveram abertos de 08h às 12h.

A campanha contra a gripe visa ainda proteger as pessoas contra os vírus influenza, reduzindo assim a propagação da doença. No Centro, a vacinação foi na Praça da Igreja Matriz de Santo Antônio. Também teve vacinação nas unidades de saúde nos bairros Esperança, Alto Alegre, Cidade Alta I e Vista Alegre do Moju. No bairro Vila Nova e na comunidade Boa Fé, a vacinação foi realizada em barracão.

No município, a campanha contra a influenza começou no dia 13 de novembro e vai até o dia 15 de dezembro. Na região Norte, a campanha foi antecipada para atender particularidades climáticas da região, em razão do "inverno amazônico" -- período de maior circulação viral e de transmissão da gripe. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é que 5 mil pessoas sejam imunizadas.

"Hoje é um dia muito importante para a nossa saúde! Estamos no dia D da campanha de vacinação contra a gripe, e queremos incentivar a todos a se protegerem contra a influenza. A vacinação é uma ferramenta poderosa para prevenir doenças e proteger as pessoas. Nossas equipes de saúde estão prontas para recebê-los em diversos pontos de vacinação", afirmou o secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues.

Grupos prioritários - Nesta primeira fase, a campanha contra a gripe é direcionada aos grupos prioritários. Basta procurar uma unidade de saúde mais próxima com a carteira de vacinação, documentos pessoais e de comprovação do grupo prioritário (atestado, contracheque, declaração, etc). Veja abaixo que pode se vacinar:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos
- Trabalhadores da Saúde
- Gestantes
- Puérperas
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Povos indígenas
- Idosos com 60 anos ou mais
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade)
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso)
- Trabalhadores portuários
- Funcionários do sistema de privação de liberdade
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)

O Ministério da Saúde orienta que as crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. Pessoas que tomaram a dose da vacina este ano, devem tomar novamente, conforme orientação do Ministério da Saúde. Mais informações podem ser obtidas em uma unidade de saúde.

Proteção - A vacina contra a gripe reduz as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza que ataca os pulmões, o nariz e a garganta e pode se tornar grave principalmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga.

Serviço - No município, o imunizante está disponível em todas as unidades de saúde, tanto da zona urbana, quanto na zona rural, incluindo a região ribeirinha, sempre no horário das 08h às 16h, de segunda à sexta-feira.

Foto: Semsa

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza final do 1º Campeonato de Futebol Society do Rio Curuá-Una

Os jogos decisivos foram realizados no domingo (31), no campo de futebol da comunidade Xavier. A tarde foi marcada pela paixão pelo esporte e pela integração entre as comunidades.

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza blitz educativa no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Ação foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no Centro. Houve adesivagem de veículos, entrega de material informativo e orientações ao público.

Prefeitura de Mojuí dos Campos celebra a Páscoa com programação cultural na Praça do Nogueirão

A programação foi realizada na noite de sábado (30). O público acompanhou apresentações de música, dança, teatro, canto coral, balé e coreografia.