24-NOV-2023

Novembro Azul: Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza 'Dia D' da Saúde do Homem em todas as unidades básicas de saúde

A programação foi desenvolvida nesta sexta-feira (24), na zona urbana e rural do município. Foram ofertados serviços como, consultas, palestras, testes rápidos e vacinação.

#Saúde POR ADONIAS 24 DE NOVEMBRO DE 2023

'Dia D' da Saúde do Homem na Unidade de Saúde Alto Alegre, em Mojuí dos Campos. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)

Fazendo parte da Campanha Novembro Azul, movimento de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, nesta sexta-feira (24), o "Dia D" da Saúde do Homem, com programação em todas as unidades de saúde. Foram ofertados serviços como, consultas médicas, de enfermagem, palestras, testes rápidos e vacinação.

Além da oferta de serviços, a proposta do "Dia D" foi mobilizar os homens sobre a importância dos cuidados preventivos e da saúde masculina. Também foi uma oportunidade para promover exames regulares, hábitos saudáveis e discutir questões específicas de saúde que afetam esse público, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e da mortalidade dessa população, abordando de maneira abrangente os fatores de risco e vulnerabilidades associados.

Aos 81 anos de idade, o aposentado Raimundo Félix conta que não descuida da saúde e sempre aproveita as ações da Prefeitura para conferir se tudo está em ordem. Ele afirma que já teve câncer de próstata, passou pela cirurgia para retirada da glândula e atualmente faz acompanhamento na rede pública de saúde. "Aqui a saúde está de parabéns. Eu estou morando aqui há três anos e muita coisa mudou, temos médico, o atendimento é muito bom. Hoje vivo bem, cuido da minha saúde", disse.

O secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues falou da operacionalização da campanha no município. "A nossa campanha tem caráter educativo e preventivo. Hoje estamos com programação em todas as unidades, com médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, nutricionistas, temos toda uma equipe dando a devida atenção aos homens. O governo municipal, a secretaria municipal de saúde, todos nós estamos empenhados em garantir uma vida mais saudável para todos", falou.

O prefeito Marco Antônio Lima reafirmou o compromisso da administração municipal em realizar ações de saúde voltadas ao público masculino. "O novembro azul é um período crucial para ressaltarmos a importância da prevenção do câncer de próstata e de outros problemas de saúde que afetam os homens. Nossas equipes de saúde estão dedicadas a oferecer ações, serviços, exames gratuitos e todo o suporte necessário para que todos tenham acesso à saúde preventiva", destacou.

Novembro Azul - O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. A campanha do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde do Brasil em 2023 chama a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.

Câncer de próstata - O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Prevenção - Em Mojuí dos Campos, as unidades básicas de saúde contam com profissionais especializados para ajudar na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças. A consulta preventiva deve ocorrer a partir dos 40 anos de idade, principalmente quando há histórico familiar da doença. O atendimento nas unidades de saúde é feito por meio de agendamento, sempre de segunda à sexta, das 08h às 16h (exceto feriados, sábados e domingos).

Fotos: Silvágner Grigório, Adonias Silva e Semsa

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza final do 1º Campeonato de Futebol Society do Rio Curuá-Una

Os jogos decisivos foram realizados no domingo (31), no campo de futebol da comunidade Xavier. A tarde foi marcada pela paixão pelo esporte e pela integração entre as comunidades.

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza blitz educativa no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Ação foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no Centro. Houve adesivagem de veículos, entrega de material informativo e orientações ao público.

Prefeitura de Mojuí dos Campos celebra a Páscoa com programação cultural na Praça do Nogueirão

A programação foi realizada na noite de sábado (30). O público acompanhou apresentações de música, dança, teatro, canto coral, balé e coreografia.