O aulão foi realizado na tarde deste sábado (4), no CCI. Os candidatos tiveram a oportunidade de aprender e tirar dúvidas sobre questões da primeira fase do exame.
Candidatos no Aulão de Véspera do Enem no CCI em Mojuí dos Campos, no Pará. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)
Para ajudar os candidatos na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2023, a Prefeitura de Mojuí dos Campos realizou na tarde deste sábado (4), no CCI, um Aulão de Véspera do Enem, totalmente gratuito. Os candidatos tiveram a oportunidade de aprender e tirar dúvidas, com dicas valiosas de linguagens e redação, questões da primeira fase do exame, que será realizado no domingo (5). O aulão foi ministrado por dois professores, especialistas em Língua Portuguesa.
A iniciativa do governo municipal é uma novidade no município. Além do aulão preparatório, os estudantes receberam ainda um kit com água, caneta e lanche -- permitido no dia da prova. A professora Riziomar Oliveira abriu o aulão, com dicas importantes sobre linguagens. Na segunda parte, o professor Romy Castro assumiu o aulão, com dicas de redação, a prova mais temida do exame, onde é imprescindível o domínio da língua portuguesa para alcançar uma boa pontuação.
O prefeito Marco Antônio Lima reafirmou o compromisso da gestão municipal em ajudar os candidatos do Enem a realizarem seus sonhos de ingressarem nas instituições de ensino superior. "O aulão foi um sucesso. O Enem é um exame muito importante, e o nosso governo mantém o compromisso de ajudar os candidatos nessa preparação. A educação é uma prioridade no nosso governo, e queremos ver nossos estudantes indo mais longe, alcançando o nível superior", destacou.
Enem - O Enem mede o desempenho dos estudantes, garantindo acesso à educação superior em instituições de ensino públicas e privadas no Brasil. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).
Instituições portuguesas de ensino, que possuem convênio com o Inep, também utilizam os resultados individuais do Enem.Ônibus gratuito - Além do aulão de véspera, os candidatos também terão acesso ao benefício de gratuidade no transporte até os locais de prova em Santarém, município vizinho, distante cerca de 37 km. Serão disponibilizados dois ônibus, tanto no dia 5 de novembro, quanto no dia 12. A concentração será na Praça da Igreja Matriz de Santo Antônio (em frente ao Sicredi). O ônibus sairá às 11h. Os candidatos que precisam do transporte público devem ficar atentos para não perder o horário.
Horário do Enem - As provas começam às 13h30 pelo horário oficial de Brasília, e terminam, no primeiro dia, às 19h, e no segundo, às 18h30. A abertura dos portões de entrada será às 12h e o fechamento, às 13h. Os candidatos devem conferir seus locais de prova na Página do Participante. Para levar o caderno de questões para casa, é preciso sair nos últimos 30 minutos. A divulgação do gabarito está prevista para 24 de novembro e o resultado será divulgado em 16 de janeiro de 2024.
Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM