A programação foi realizada nesta terça-feira (31), na comunidade São Tomé. O objetivo foi promover a socialização, melhorar a saúde física e emocional dos idosos.
Idosos do CCI durante atividade ao livre na comunidade São Tomé. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)
Em comemoração ao mês do idoso, a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), realizou na terça-feira (31), na comunidade São Tomé, uma programação ao ar livre com idosos assistidos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI), pelo Projeto Protagonismo da Pessoa Idosa.
Em meio à natureza, os idosos participaram de atividades físicas, esportivas e de lazer, como ginástica, baralho, dominó, dama, e desfrutaram de um dia repleto de diversão, convivência, troca de experiências e bem-estar, com direito a banho de igarapé. Além de contribuir para um processo de envelhecimento saudável, a atividade teve como objetivo promover a socialização, melhorar a saúde física e emocional dos idosos.
"Realizar atividades ao ar livre com nossos idosos é uma parte essencial do nosso programa de assistência social. Essas atividades têm diversos objetivos importantes. Primeiramente, elas promovem a socialização entre os idosos, criando oportunidades para que eles se conectem, compartilhem experiências e estabeleçam laços de amizade", afirmou a coordenadora do Cras, Josiara Figueiredo.
"Reduzir o isolamento social é um objetivo fundamental, e as atividades ao ar livre desempenham um papel importante nesse sentido. Isso reforça o nosso compromisso em proporcionar apoio abrangente aos idosos, atendendo às suas necessidades físicas, emocionais e sociais, e garantindo que eles desfrutem de uma vida mais plena e saudável", destacou a primeira-dama e titular da Semtras, Adrielly Lima.
Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional das Pessoas Idosas - Comemorado em 1º de outubro, a data homenageia as pessoas idosas e também tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre as necessidades desse público.
No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.Texto:
Adonias Silva