28-OUT-2023

Ação de saúde e cidadania marca entrega da ampliação, revitalização e equipagem da UBS do Piranha, em Mojuí dos Campos

O ato de entrega foi realizado neste sábado (28), junto com a oferta de serviços aos comunitários. O investimento vai garantir qualidade no atendimento para mais de 400 famílias.

#AçãoIntegrada POR ADONIAS 28 DE OUTUBRO DE 2023

Entrega da Unidade Básica de Saúde da Comunidade Igarapé do Piranha, em Mojuí dos Campos. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)

Uma grande ação de saúde e cidadania, neste sábado (28), marcou a entrega da ampliação, revitalização e equipagem da Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade Igarapé do Piranha, na zona rural. O investimento faz parte das ações da Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para garantir qualidade no atendimento para mais de 400 famílias e dignidade no acesso da população aos serviços da atenção básica de saúde.

A Unidade de Saúde ganhou uma área coberta para atividades de grupões, cercado na parte da frente e na parte lateral, garagem para ambulância, passarela, gramado na parte da frente, sala de procedimento, dois banheiros amplos, expurgo, cozinha com despensa e ainda lavatórios. Já na parte da revitalização, foram executados serviços de pintura interna e externa, forro, climatização de salas de consulta, reparos na parte elétrica e hidráulica, além da implantação de uma caixa d'água nova.

A UBS também foi equipada com maca ginecológica, mesas, cadeiras, biombo, macas de procedimentos, foco e carrinho de curativo. A novidade foi a informatização, a partir da entrega de computadores e uma impressora para garantir agilidade e qualidade no atendimento ofertado aos usuários do SUS, através de dados inseridos no Sistema de Informações do Ministério da Saúde. O Governo Municipal viabilizou ainda a implantação de internet banda larga de alta potência para atender a unidade.

A agricultora Maria Gorete, de 52 anos, foi em busca de atendimento médico e da 2ª via do RG. "Eu não estava me sentindo muito bem e aproveitei para consultar. Hoje foi mais fácil fazer ultrassom, aqui mesmo perto de casa. Já aproveitei para tirar minha carteira de identidade também. O médico disse que estou bem. Passou só uns remédios. A prefeitura está de parabéns, ganhamos um posto reformado, com tudo que a gente tem direito, isso é muito bom, tem remédio, tem tudo aqui",

"A ampliação e revitalização das unidades básicas de saúde é um passo crucial para melhorar a qualidade dos serviços de saúde no nosso município. A prefeitura está trabalhando para garantir que essas unidades sejam modernizadas e expandidas de forma eficaz. Com isso, vamos oferecer um ambiente mais adequado para os pacientes e profissionais de saúde, além de garantir que mais pessoas tenham acesso aos cuidados médicos", disse o secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues

"A ampliação e revitalização da unidade de saúde do Piranha era uma prioridade para a nossa administração. Estamos empenhados em proporcionar um atendimento de saúde de qualidade aos moradores. Com esse investimento, poderemos oferecer serviços de saúde mais acessíveis e eficientes, garantindo que nossos cidadãos tenham um atendimento digno e adequado. Estamos comprometidos com a melhoria da saúde pública em nossa cidade", destacou o prefeito Marco Antônio Lima.

"A ação de cidadania promovida pela Prefeitura é uma demonstração do nosso compromisso com o bem-estar da comunidade. Estamos empenhados em fornecer serviços e recursos que melhorem a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Essa ação específica visa atender às necessidades das pessoas mais vulneráveis, fornecendo apoio, assistência e oportunidades. A cidadania é um direito de todos", falou a secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima.

Prefeitura em Ação - É um projeto da Prefeitura de Mojuí dos Campos que visa aproximar a administração municipal da população, levando os serviços e ações do governo para as localidades mais remotas. A ação reúne diversos profissionais e envolve mutirões de atendimento, como saúde, assistência social, educação, entre outras áreas. A iniciativa busca facilitar o acesso da população a serviços essenciais, ouvir as demandas locais e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Entre os serviços, estão a inclusão e atualização do Cadastro Único, emissão da Carteira do Idoso, cadastro no Programa Tarifa Social, informações sobre o BPC, Programa Bolsa Família do Governo Federal, atendimento social e emissão de RG. Na saúde, consulta médica, consulta de enfermagem, consulta com psicólogo, consulta com nutricionista, atendimento odontológico, coleta de PCCU, vacinação, ultrassonografia, eletrocardiograma, emissão de cartão SUS e palestras educativas.

Participação - O ato contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lima, da primeira-dama e secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima, da vice-prefeita Suely Araújo, do secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues, do secretário municipal de meio ambiente, Regis Rabelo, do secretário municipal de infraestrutura, Wallace Pessoa, dos vereadores Vanderlei Baú, Pantoja do Cartório, Núbia Angelino, e lideranças da comunidade e da região.