25-OUT-2023

Democracia e Direito à Cultura: 1ª Conferência Municipal de Cultura reúne artistas e produtores em Mojuí dos Campos

O evento foi realizado nesta quarta-feira (25), na sede do STTR. Foram aprovadas diversas propostas e eleitos os delegados para a conferência estadual de cultura.

#Cultura POR ADONIAS 25 DE OUTUBRO DE 2023

Artistas, produtores culturais e autoridades na 1ª CMC em Mojuí dos Campos. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)

Com o tema "Democracia e Direito à Cultura", a 1ª Conferência Municipal de Cultura (CMC) de Mojuí dos Campos foi realizada nesta quarta-feira (25), na sede do STTR, comunidade Palhal. Realizada pela Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), o evento teve o intuito de discutir as políticas culturais do município e celebrar a arte.

A CMC foi um espaço público de debates, sendo um mecanismo institucional de diálogo com os artistas, produtores culturais e fazedores de cultura do município, que se destacam nos mais diversos segmentos - teatro, música, dança, literatura, entre outros. Ao longo da programação, foram aprovadas diversas propostas e eleitos os delegados para a conferência estadual de cultura, que será realizada em Belém.

Após as falas das autoridades, o evento contou com a aprovação do regimento interno e a palestra magna. Em seguida, ocorreu a primeira rodada de discussões sobre os eixos temáticos. Depois, a divisão dos grupos para a elaboração das propostas para cada um dos eixos temáticos. Ao final, ocorreu a votação das propostas e a eleição dos delegados que irão representar o município na conferência estadual.

A palestra magna foi ministrada pelo professor doutor Itamar Rodrigues Paulino, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que falou sobre o direito à cultura e a importância da cultura para a sociedade.

"Direito à cultura todos nós temos, isso faz muito tempo, até a própria ONU reconhece isso como direito humano. A retomada da discussão dos direitos humanos e a questão da democracia é fundamental. Então você precisa democratizar o espaço cultural para que as pessoas possam, finalmente, não só viver cultura, mas até sobreviver ou viver da renda da cultura, isso é muito importante", afirmou o professor.

Paulino também parabenizou o município pela conferência e pela participação dos fazedores de cultura. "Parabéns ao município, esse é um passo inicial para organização da gestão da cultura, porque a plenária permite-se discutir, tanto sociedade, quanto poder público, os rumos da cultura de Mojuí dos Campos. Quando você desenvolve uma conferência, você vai vendo o resultado lá na frente", disse.

"Hoje é um dia importante para o município, pois estamos começando a organizar, de forma eficiente, a cultura de Mojuí dos Campos. A Semcel é uma secretaria nova e há muito a se fazer em prol da nossa cultura. Quero agradecer aos fazedores de cultura pela presença e dizer que a gestão está fazendo o seu papel, e isso é fundamental", afirmou o secretário municipal de cultura, esporte e lazer, Diego Oliveira.

O prefeito Marco Antônio Lima ressaltou a importância do desenvolvimento cultural no município e falou dos investimentos no setor. "O setor cultural desempenha um papel crucial em Mojuí dos Campos. Ele preserva a nossa identidade, promove o turismo, e estimula a economia. E nos últimos dois anos, temos feito muito pela cultura, apoiando grupos, os festivais, realizando eventos e estando presente também", disse.

Mesa de abertura - A mesa de abertura contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lima, do secretário municipal de cultura, esporte e lazer, Diego Oliveira, do presidente da Comissão Organizadora da CMC, Francisco Marciano Junior, dos vereadores Marlon da Terra Preta e Joilson da Santa Júlia, e da artista e produtora cultural, Maria Regiane Martins, no ato, representando os fazedores de cultura do município. O evento teve apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Santarém.