01-OUT-2023

Eleição do Conselho Tutelar 2023: veja quem são os conselheiros eleitos em Mojuí dos Campos

A eleição ocorreu neste domingo (1º), em cinco polos de votação na zona urbana. Foram eleitos cinco conselheiros, que terão mandato de quatro anos a partir de janeiro de 2024.

#Cidadania POR ADONIAS 01 DE OUTUBRO DE 2023

Eleição do Conselho Tutelar 2023 em Mojuí dos Campos, no Pará. (Foto: Divulgação/CMDCA)

O resultado da Eleição do Conselho Tutelar de Mojuí dos Campos foi divulgado na noite deste domingo (1º), pela Comissão Especial, constituída pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Foram eleitos cinco conselheiros, que assumirão seus cargos em janeiro de 2024, para um mandato de quatro anos (2024-2028). A votação ocorreu em cinco polos na zona urbana e foi considerada "tranquila e sem ocorrências", de acordo com a Comissão Especial.

No pleito, foram utilizadas 10 urnas de lona, sendo duas para cada polo, e cédulas de papel. Após a votação, as urnas foram lacradas e levadas para a Câmara Municipal, onde ocorreu a conferência dos votos. O processo eleitoral em Mojuí dos Campos foi acompanhado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e teve apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), do Ministério Público do Pará (MPPA), Setor Jurídico do Município e da Polícia Militar (PM).

"O processo ocorreu dentro do esperado, de forma tranquila e sem ocorrências. A população compareceu para votar, e isso foi muito importante para o processo democrático. Queremos agradecer a participação de todos os envolvidos no pleito. Após a votação, tivemos a apuração e divulgação do resultado no mesmo dia, demonstrando a eficiência do grupo de trabalho e compromisso com o município em eleger os conselheiros", destacou o coordenador da Comissão Especial, Jaime Seade.

RESULTADO
1º - Alinic Corrolino Nunes - Nº 01 - 275 votos
2º - Diena Fransuelen Moraes - Nº 04 - 257 votos
3º - Wellignton Abreu Miranda - Nº 11 - 245 votos
4º - Maria Rosenilce Gomes de Lima - Nº 09 - 206 votos
5º - Rubiane Dantas dos Santos - Nº 12 - 196 votos

CLIQUE NO LINK ABAIXO E CONFIRA A HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO

O Conselho Tutelar
Criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo que zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. A missão institucional consiste em representar a sociedade na defesa dos direitos da população infantojuvenil, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura e à convivência familiar e comunitária.

O Conselho Tutelar pode aplicar medidas como encaminhamento da criança ou do adolescente aos pais ou responsável, orientação, apoio e acompanhamento temporários, matrícula e frequência obrigatória em unidades de ensino, inclusão em serviços e programas oficiais, requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial, entre outros.

Fotos: Divulgação/CMDCA

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza final do 1º Campeonato de Futebol Society do Rio Curuá-Una

Os jogos decisivos foram realizados no domingo (31), no campo de futebol da comunidade Xavier. A tarde foi marcada pela paixão pelo esporte e pela integração entre as comunidades.

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza blitz educativa no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Ação foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no Centro. Houve adesivagem de veículos, entrega de material informativo e orientações ao público.

Prefeitura de Mojuí dos Campos celebra a Páscoa com programação cultural na Praça do Nogueirão

A programação foi realizada na noite de sábado (30). O público acompanhou apresentações de música, dança, teatro, canto coral, balé e coreografia.