26-SET-2023

Semed lança Programa 'Alfabetiza Pará' em Mojuí dos Campos para impulsionar a alfabetização de crianças na idade certa

O lançamento ocorreu na escola municipal Francisco Pereira dos Santos. O programa reúne esforços para garantir que alunos de 1º e 2º ano saibam ler e escrever na idade adequada.

#Educação POR ADONIAS 26 DE SETEMBRO DE 2023

Lançamento do "Alfatetiza Pará", na escola municipal Francisco Pereira dos Santos. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)

Na quinta-feira (21), a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou o lançamento do "Alfabetiza Pará" - Programa de Alfabetização na Idade Certa. O lançamento ocorreu na escola municipal Francisco Pereira dos Santos, localizada na comunidade Santo Antônio, região de assentamento, com a presença de gestores, professores, coordenadores pedagógicos e técnicos da Semed.

O programa, do Governo do Pará, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), será executado em regime de colaboração com a Prefeitura de Mojuí dos Campos, através da Semed. A iniciativa visa diminuir a defasagem na alfabetização dos estudantes da rede pública municipal, garantindo, assim, que todas as crianças de até 8 anos de idade sejam plenamente alfabetizadas, capazes de ler e escrever.

O programa fornecerá ferramentas técnicas, pedagógicas e financeiras para o desenvolvimento adequado da alfabetização nas escolas e prevê bolsa para reforçar a atuação dos profissionais alfabetizadores frente aos recursos, especificidades e materiais didáticos. E para potencializar as ações de alfabetização nas escolas, o programa estabelece premiação e contribuição financeira para as instituições.

Para o professor Thessy Almeida, que participou do lançamento do "Alfabetiza Pará", a iniciativa irá impulsionar a qualidade da educação. "Ele vai contribuir bastante para a alfabetização das crianças, para que ele possa ser alfabetizado na idade certa. Além disso, teremos aqui uma formação, recursos, ferramentas pedagógicas para que possamos aprimorar o ensino em sala de aula. Muito importante", afirmou.

A secretária municipal de educação, Elizangela Bezerra, ressaltou a importância do programa e da parceria do município com o estado. "Esse programa é mais um avanço na educação de Mojuí dos Campos, e veio para impulsionar e alavancar o processo de alfabetização em nosso município. Quero parabenizar o prefeito Marco Antônio pelo apoio e dedicação em prol da alfabetização de nossas crianças", disse.

O prefeito Marco Antônio Lima destacou a importância da alfabetização na idade certa como direito fundamental de todas as crianças. "Com o Alfabetiza Pará, estamos comprovando o nosso compromisso contínuo com a alfabetização na idade certa. Nossos profissionais da educação têm trabalhado incansavelmente para garantir que cada criança tenha a oportunidade de aprender a ler e escrever", afirmou.

Formação - No dia do lançamento do "Alfabetiza Pará", a Semed também realizou a formação para 16 professores de 1º e 2º ano, da região do assentamento, abrangendo escolas dos polos Francisco Pereira dos Santos, Rosália Nunes e Corpus Christi. Durante a formação, também foram entregues materiais didáticos do programa aos profissionais. Ao todo, 66 professores do município passarão pela etapa de formação.

Participação - O evento de lançamento contou com a presença do coordenador de programas e projetos da Semed, Ediclei Jadson Gomes, das coordenadoras pedagógicas da Semed, Alcione Luz e Edelciane Lima, e da nutricionista da Semed, Glicilene Evaristo. A secretária municipal de educação, Elizangela Bezerra e o prefeito Marco Antônio Lima estavam cumprindo outra agenda no município.