NOTÍCIAS

15-SET-2023

1ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional de Mojuí dos Campos discute combate à fome e direito à alimentação

O evento foi realizado nesta quinta-feira (14), no CCI. Foram escolhidas as propostas e eleitos os delegados para a conferência estadual, que será realizada em Belém.

#AssistênciaSocial POR ADONIAS 15 DE SETEMBRO DE 2023

Entrega de certificados durante a 1ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional de Mojuí dos Campos. (Foto: Adonias Silva/Ascom/PMMC)

Mojuí dos Campos foi palco da 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Mojuí dos Campos, promovida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) e a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). O evento foi realizado nesta quinta-feira (14), no Centro de Convivência do Idoso (CCI). O objetivo foi discutir e propor estratégias para a garantia do direito à alimentação adequada.

Com o tema "Combate à fome com comida de verdade no campo e na cidade", o objetivo da conferência é fortalecer os compromissos políticos com a democracia, com a erradicação da fome com comida de verdade e com o direito humano à alimentação adequada, por meio de sistemas alimentares justos, antirracistas, antipatriarcais, sustentáveis, promotores de saúde e da soberania e segurança alimentar e nutricional.

Durante a conferência, foram discutidas uma série de propostas com o objetivo de fortalecer a política de segurança alimentar, traçando estratégias e ações que devem ser empreendidas pelo governo e pelas organizações sociais para combater a fome e contribuir para a superação da insegurança alimentar. Destaque para a participação de gestores públicos municipais, especialistas, estudantes, representantes de organizações não governamentais, além de membros da sociedade civil.

O técnico da Emater/PA em Mojuí dos Campos, Marcelo Jares, explicou que "Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é quando há o acesso regular e permanente a alimentos em quantidade e qualidade suficientes, garantindo o direito humano à alimentação adequada. A SAN é de extrema importância para verificar as condições de vida da população, uma vez que o combate à fome continua sendo um dos grandes desafios da humanidade", abordou durante palestra de abertura.

A palestra magna foi ministrada pela conselheira Rosa Maria da Silva, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Conseans). "É muito importante que cada município tenha seu conselho para fiscalizar, para orientar, para formar, para evitar desperdício, para fortalecer a agricultura familiar, para manter o agricultor na terra, inclusive os jovens. Então é importante esse diálogo, entre a agricultura familiar, entre o conselho, entre a gestão e a sociedade civil", enfatizou.

Para o presidente do Comsea, Antônio Valdir Oliveira, a conferência é um espaço para discutir, propor melhorias e contribuir com o município. "Isso tem uma relevância, uma importância muito grande para o nosso município, porque é um ponta pé para galgar mais políticas públicas ou a execução das que já existem para o campo e para o setor urbano, pois é o campo que alimenta a cidade. Temos um potencial muito forte na agricultura familiar e isso precisa ser incentivado, fomentado por todos nós", disse.

O prefeito Marco Antônio Lima reforçou o compromisso do governo municipal em garantir qualidade de vida para a população através da erradicação da fome com o direito humano à alimentação. "Combater a fome é a missão do nosso governo. A assistência social tem feito um trabalho extraordinário nesse sentido. E temos aqui o PAA, que através dele, estamos fortalecendo a agricultura familiar, distribuindo alimentos de qualidade, garantindo segurança alimentar e nutricional", destacou.

O regimento interno da conferência e o conjunto de propostas foram discutidos e em seguida, aprovados por unanimidade pelos conferencistas. As propostas prioritárias serão levadas para a Conferência Estadual. Além disso, também foram eleitos os delegados que representarão o município na etapa estadual.

Mesa de abertura
A mesa de abertura do evento contou com a presença do presidente do Comsea, Antônio Valdir Oliveira, do prefeito Marco Antônio Lima, da coordenadora municipal do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Francisca Nascimento, no ato, representando a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, o coordenador da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater/PA), de Mojuí dos Campos, Dalvair Fima, dos vereadores Núbia Angelino e Vanderlei Baú, e do pastor Elderson Vilarins, da Igreja Adventista do 7º Dia. Os secretários, Glayton Rodrigues, de saúde, Jailson Mesquita, da agricultura e Régis Rabelo, de meio ambiente, também estiveram presentes na abertura do evento.

Pré-conferências
Foram realizadas cinco pré-conferências no município, sendo quatro na zona rural e uma na zona urbana de Mojuí dos Campos. As equipes da Semtras e do Comsea estiveram nas comunidades Boa Sorte, Vista Alegre do Rio Moju, Baixa da Onça e Igarapé do Piranha. A Quadra de Esportes do Nogueirão sediou a da zona urbana.

O Comsea
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Mojuí dos Campos (Comsea), desempenha um papel importante na formulação de políticas públicas relacionadas à segurança alimentar e nutricional em nível municipal. Ele atua como um espaço de participação e diálogo entre diferentes setores da sociedade, incluindo governo e sociedade civil, para identificar desafios, propor soluções e monitorar a implementação de políticas relacionadas à alimentação e nutrição.

Texto: Adonias Silva
Fotos: Adonias Silva
Assessoria de Comunicação - ASCOM

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 5 dia(s)

Famílias são beneficiadas com doação de frutas e verduras pelo Programa de Aquisição de Alimentos em Mojuí dos Campos

O PAA é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura. O objetivo é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

#Esporte Há 21 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza 1º Torneio Masculino de Futebol Society para categorias de base

O torneio reuniu 13 equipes no total e cerca de 100 crianças e adolescentes. A competição foi realizada na tarde de domingo (7), no Campo Nogueirão.

#Saúde Há 21 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos oferece atendimento 24h e tratamento com soro para vítimas de animais peçonhentos

O atendimento e o tratamento são feitos por uma equipe especializada. Dependendo da gravidade do acidente, o soro necessário é administrado pela equipe de saúde.

#AssistênciaSocial Há 21 dia(s)

Projeto 'FitDance' celebra 1 ano de atividades promovendo saúde e qualidade vida para a população em Mojuí dos Campos

No sábado (6), um aulão especial marcou o aniversário do projeto, na Quadra do Nogueirão. A iniciativa da Prefeitura é desenvolvida pela Semtras.

#AssistênciaSocial Há 24 dia(s)

Empossados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mojuí dos Campos

A cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira (4). O CMDCA tem função de formular e deliberar a respeito de políticas públicas relativas às crianças e adolescentes.

#Esporte Há 26 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza final do 1º Campeonato de Futebol Society do Rio Curuá-Una

Os jogos decisivos foram realizados no domingo (31), no campo de futebol da comunidade Xavier. A tarde foi marcada pela paixão pelo esporte e pela integração entre as comunidades.

#AssistênciaSocial Há 27 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza blitz educativa no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Ação foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no Centro. Houve adesivagem de veículos, entrega de material informativo e orientações ao público.

#AssistênciaSocial Há 27 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos celebra a Páscoa com programação cultural na Praça do Nogueirão

A programação foi realizada na noite de sábado (30). O público acompanhou apresentações de música, dança, teatro, canto coral, balé e coreografia.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito