O ato solene foi realizado na segunda-feira (11), na escola Fernando Guilhon. A Resolução do CME autoriza a emissão dos certificados e também valida estudos de anos anteriores.
Ato de entrega da Resolução de Autorização das Escolas de Mojuí dos Campos, no Pará. (Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)
Um ato solene realizado na segunda-feira (11), pelo Conselho Municipal de Educação (CME), marcou a entrega da Resolução de Autorização Provisória de 18 escolas de Mojuí dos Campos -- 17 públicas e 1 privada. Com a Resolução, as instituições estão autorizadas a funcionar por seis meses e emitir certificados para os estudantes concluintes do ensino fundamental. Além disso, o documento valida estudos de anos anteriores, garantindo a emissão de certificados para mais de 2 mil ex-alunos.
A solenidade realizada na escola estadual Fernando Guilhon, contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lima, do presidente do CME, Eduardo Enrique, da secretária municipal de educação, Elizangela Bezerra, diretores, coordenadores pedagógicos, membros do CME, secretários escolares e servidores públicos do município. O secretário municipal de agricultura, Jailson Mesquita e a vereadora Núbia Angelino também marcaram presença, na mesa das autoridades.
De acordo com o CME, a última autorização concedida a uma escola, ainda pelo CME de Santarém, venceu no ano de 2020 e há caso de escola que nunca foi autorizada. A Resolução Nº 012/2023 do CME de Mojuí dos Campos foi aprovada no dia 25 de agosto deste ano e publicada no dia 1º de setembro no Portal Oficial da Prefeitura. Conforme o CME, um total de 2.373 ex-alunos aguardam a validação de seus estudos e agora vão poder receber seus certificados de conclusão do ensino fundamental.
Para o presidente do CME, Eduardo Enrique, o processo de autorização das escolas representa uma vitória para a comunidade escolar. "Sem dúvida, o processo de autorização das escolas é um marco importante para Mojuí dos Campos. Isso significa que a instituição atendeu aos requisitos estabelecidos para fornecer educação de qualidade e segura, e fornecer certificados aos concluintes. Essa conquista fortalece o ambiente educacional e é motivo de orgulho para todos nós envolvidos", disse.
"Vamos garantir que os nossos alunos que estão concluindo o ensino fundamental saiam com o documento em mãos e tenham acesso ao ensino médio, ao ensino técnico, superior e ao mercado de trabalho de forma regular. As escolas também vão trabalhar na emissão dos certificados dos mais de dois mil ex-alunos do nosso município que estão na lista de espera, que aguardam o documento. Uma conquista importante na área da educação", destacou o prefeito Marco Antônio Lima.
Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM