09-SET-2023

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza desfile cívico em homenagem aos 201 anos da Independência do Brasil

A programação foi realizada na noite de quarta-feira (6), na Estrada de Rodagem (PA-431). Destaque para escolas e projetos sociais que são desenvolvidos no município.

#Educação POR ADONIAS 09 DE SETEMBRO DE 2023

Autoridades acompanham Desfile Cívico Municipal do palanque em Mojuí dos Campos. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)

Mojuí dos Campos, terra de tradição e amor à pátria, sediou nesta semana o seu tradicional Desfile Cívico Municipal, em homenagem aos 201 anos da Independência do Brasil. Coordenado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a programação foi realizada na quarta-feira (6), na Estrada de Rodagem (PA-431), com a participação de escolas, organizações cívicas, bandas musicais e projetos sociais do governo municipal.

Com o tema "Cidadania e respeito: eixos que fazem a educação", o desfile enfatizou a cidadania e o respeito como aspectos fundamentais e sugeriu a importância de educar as pessoas em valores cívicos e o respeito aos demais como pilares essenciais da educação. A ideia foi chamar a atenção para a formação de cidadãos responsáveis e respeitosos, que são essenciais para uma sociedade harmoniosa e justa.

Além da temática, o desfile cívico fez ainda uma homenagem especial aos símbolos nacionais e destacou temas específicos, como inclusão, diversidade, combate ao bullying, combate às drogas e combate à violência. Personalidades do município foram homenageadas. O evento contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito Marco Antônio Lima e a primeira dama, Adrielly Lima, e dezenas de pessoas.

A dona de casa Roberta Sousa, de 42 anos, acompanhou os desfiles de frente ao palanque. Ela conta que chegou cedo para prestigiar o evento. "Muito bonito. Esse é um momento muito especial para o nosso país e eu acho lindo o desfile, as escolas, as bandas. A gente precisa prestigiar. São momentos especiais. A prefeitura está de parabéns pela organização, estou gostando muito", afirmou.

A secretária municipal de educação, Elizangela Bezerra, destacou a importância do desfile cívico para o município. "O desfile é um evento muito esperado em Mojuí dos Campos e mais uma vez a Semed cumpre seu papel de organizar um evento tão importante e dessa magnitude. É uma oportunidade única para unir as instituições, celebrar as raízes culturais e fortalecer o espírito cívico da população", disse.

Este é um momento especial em que nos unimos para homenagear nossa pátria, nossa cidade e nossos valores cívicos. A união de escolas e instituições neste desfile demonstra a força do nosso município. A história de Mojuí dos Campos é entrelaçada com a história do Brasil, e é nosso dever lembrar e honrar aqueles que contribuíram para o que somos hoje", ressaltou o prefeito Marco Antônio Lima.

Sequência de desfiles
O Grupo TEAs de Mojuí dos Campos abriu a sequência dos desfiles. Na sequência, a escola particular A Fazendinha, escola municipal Santa Terezinha, escola municipal Francisco Chagas Lima, escola Municipal Maria do Carmo Félix da Silva, escola municipal Francisco Artur Calazans, escola municipal Júlio Walfredo da Ponte, escola Municipal Raimunda Queiróz de Sousa e escola estadual Fernando Guilhon.

Também desfilaram os projetos sociais do governo municipal desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), com o pelotão dos idosos que participam das atividades no Centro de Convivência do Idoso (CCI), as crianças do Balé do Projeto Olhando para o Futuro, a banda musical do Projeto Olhando para o Futuro e escolinha de futebol do Projeto Olhando para o Futuro.

No final do desfile, destaque para a igreja e um projeto social que reúne crianças e adolescentes no município. Passaram pelo palanque a orquestra da igreja evangélica Assembleia de Deus de Mojuí dos Campos, o Projeto Social Esportivo Esperança e pelotões do Exército Brasileiro, do 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8º BEC), de Santarém. Com fogos de artifício, o pelotão da Semed encerrou a programação.