NOTÍCIAS

05-SET-2023

Prefeitura de Mojuí dos Campos forma primeira turma de técnicos em agentes de saúde e de combate às endemias

A cerimônia foi realizada na noite de sábado (2), no Espaço Império Eventos, no bairro Esperança. Ao todo, 32 profissionais receberam a certificação.

#Saúde POR ADONIAS 05 DE SETEMBRO DE 2023

Profissionais durante cerimônia de formatura do Programa Saúde com Agente. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)

Alegria e emoção marcaram a cerimônia de formatura da primeira turma do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e de Agente de Combate às Endemias (ACE), de Mojuí dos Campos, pelo Programa Saúde com Agente. O evento, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública do Pará (Sintesp), foi realizado na noite de sábado (2), no Espaço Império Eventos, no bairro Esperança.

Ao todo, 32 profissionais receberam a certificação, sendo 27 agentes de saúde e 5 agentes de combate às endemias. O curso teve a duração de 12 meses com mais de 1,2 mil horas/aula. "Estamos ampliando as atribuições dos nossos agentes de saúde e dos nossos agentes de combate às endemias no município, oferecendo também qualificação técnica. Com certeza, uma conquista profissional e quem ganha é a população", afirmou o secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues.

Com o certificado do Ministério da Saúde, os agentes passam a ter nível médio e serão chamados de Técnicos em Agente Comunitário de Saúde (TACSs) e Técnicos em Agente de Combate às Endemias (TACEs), com habilidades adquiridas para realizarem diversas atribuições, entre elas, aferir pressão arterial e oxigênio no sangue, no caso dos TACs, e identificação, prevenção e controle de fatores de risco presentes no território municipal, no caso dos TACEs.

"Muito feliz por esse momento tão especial para todos nós. Sou muito grata por esse curso, aprendi muita coisa que irei colocar em prática. Essa é uma valorização do nosso trabalho. Fico honrada também em fazer parte da primeira turma dos técnicos, só tenho a agradecer à prefeitura, aos meus amigos, familiares, por mais essa conquista na minha vida profissional. Estou me sentindo realizada. Só gratidão", disse a técnica em agente de combate às endemias, Gracilene Chaves.

"Hoje é um dia muito especial para todos nós, para cada profissional que concluiu esse curso técnico. O conhecimento é algo muito valioso. Quero parabenizar pelo esforço de cada um, pela dedicação, por ajudar o nosso município a de desenvolver. Isso reforça a valorização do nosso governo com os agentes, que desempenham um papel relevante como educadores para a cidadania na saúde, por meio da atuação na prevenção e no cuidado das pessoas", destacou o prefeito Marco Antônio Lima.

Programa Saúde com Agente
Ele foi criado para aprimorar a formação de profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS). Essa é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). É o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato híbrido do país (presencial e a distância).

Participação
Além do prefeito Marco Antônio Lima e do secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues, a cerimônia de formatura contou com a presença da primeira dama de Mojuí dos Campos, Adrielly Linhares, da coordenadora da Atenção Primária à Saúde, da Semsa, Elidiane Moreira, da coordenadora da Divisão de Vigilância em Saúde da Semsa, Josirlande Silva, além de enfermeiros, técnicos e convidados.

Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 4 dia(s)

Famílias são beneficiadas com doação de frutas e verduras pelo Programa de Aquisição de Alimentos em Mojuí dos Campos

O PAA é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura. O objetivo é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

#Esporte Há 20 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza 1º Torneio Masculino de Futebol Society para categorias de base

O torneio reuniu 13 equipes no total e cerca de 100 crianças e adolescentes. A competição foi realizada na tarde de domingo (7), no Campo Nogueirão.

#Saúde Há 20 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos oferece atendimento 24h e tratamento com soro para vítimas de animais peçonhentos

O atendimento e o tratamento são feitos por uma equipe especializada. Dependendo da gravidade do acidente, o soro necessário é administrado pela equipe de saúde.

#AssistênciaSocial Há 20 dia(s)

Projeto 'FitDance' celebra 1 ano de atividades promovendo saúde e qualidade vida para a população em Mojuí dos Campos

No sábado (6), um aulão especial marcou o aniversário do projeto, na Quadra do Nogueirão. A iniciativa da Prefeitura é desenvolvida pela Semtras.

#AssistênciaSocial Há 23 dia(s)

Empossados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mojuí dos Campos

A cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira (4). O CMDCA tem função de formular e deliberar a respeito de políticas públicas relativas às crianças e adolescentes.

#Esporte Há 25 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza final do 1º Campeonato de Futebol Society do Rio Curuá-Una

Os jogos decisivos foram realizados no domingo (31), no campo de futebol da comunidade Xavier. A tarde foi marcada pela paixão pelo esporte e pela integração entre as comunidades.

#AssistênciaSocial Há 26 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza blitz educativa no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Ação foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no Centro. Houve adesivagem de veículos, entrega de material informativo e orientações ao público.

#AssistênciaSocial Há 26 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos celebra a Páscoa com programação cultural na Praça do Nogueirão

A programação foi realizada na noite de sábado (30). O público acompanhou apresentações de música, dança, teatro, canto coral, balé e coreografia.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito