NOTÍCIAS

29-AGO-2023

Prefeitura promove capacitação para profissionais da saúde sobre os Impactos da Pandemia na Saúde Mental dos Servidores

A capacitação foi ministrada nesta terça-feira (29), no Salão Paroquial da Igreja Matriz. O encontro reuniu profissionais den saúde que atuam nos bairros e comunidade do município.

#Saúde POR ADONIAS 29 DE AGOSTO DE 2023

Capacitação é ministrada no Salão Paroquial da Igreja Matriz, em Mojuí dos Campos. (Foto: Adonias Silva/Ascom/PMMC)

A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu nesta terça-feira (29), uma capacitação sobre os "Impactos da Pandemia na Saúde Mental dos Servidores". A iniciativa, realizada em parceria com o Grupo Saúde e Vida, e apoio da Atenção Primária à Saúde, foi direcionada aos profissionais da saúde que atuam na atenção básica - agentes de saúde, de combate às endemias, enfermeiros, técnicos e coordenadores de setores.

A capacitação foi ministrada no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Santo Antônio pelo administrador Rômulo Kim Ferreira, especialista em gestão da saúde, com mais de 10 anos de experiência. Entres os temas abordados, as consequências emocionais da pandemia (estresse, depressão, ansiedade e pânico), Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com ênfase na AIDS, Sífilis, Gonorreia e HPV, além do câncer, com destaque para tipos mais comuns, como o de mama, próstata e colo do útero.

O objetivo foi capacitar todos os profissionais de nível fundamental, médio e técnico da Semsa no que diz respeito aos mais alarmantes problemas de saúde pública pertinentes no Brasil, de modo que possam promover um conhecimento especializado e atualizado para a população no dia-a-dia de trabalho, além de prestar um respaldo especializado aos servidores em relação aos impactos à saúde mental causados pela pandemia, que podem estar prejudicando seu desempenho em campo.

"Com a pandemia, surgiram os agravos na saúde pública e com isso surgiu a nossa preocupação com os profissionais do nosso município. Essa é uma oportunidade de adquirir conhecimento, de reciclagem, de prestar apoio aos nossos servidores que estão todos os dias trabalhando. É fundamental esse cuidado com cada servidor, é uma preocupação do governo municipal também com a população que vai em busca de atendimento na rede pública", disse secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues.

Os participantes também receberam orientações do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), um instrumento de coleta de dados e informações que objetiva identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda. A atuação dos profissionais da atenção básica é muito importante na coleta de dados e informações.

Texto: Adonias Silva
Fotos: Adonias Silva
Assessoria de Comunicação - ASCOM

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 4 dia(s)

Famílias são beneficiadas com doação de frutas e verduras pelo Programa de Aquisição de Alimentos em Mojuí dos Campos

O PAA é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura. O objetivo é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

#Esporte Há 20 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza 1º Torneio Masculino de Futebol Society para categorias de base

O torneio reuniu 13 equipes no total e cerca de 100 crianças e adolescentes. A competição foi realizada na tarde de domingo (7), no Campo Nogueirão.

#Saúde Há 20 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos oferece atendimento 24h e tratamento com soro para vítimas de animais peçonhentos

O atendimento e o tratamento são feitos por uma equipe especializada. Dependendo da gravidade do acidente, o soro necessário é administrado pela equipe de saúde.

#AssistênciaSocial Há 20 dia(s)

Projeto 'FitDance' celebra 1 ano de atividades promovendo saúde e qualidade vida para a população em Mojuí dos Campos

No sábado (6), um aulão especial marcou o aniversário do projeto, na Quadra do Nogueirão. A iniciativa da Prefeitura é desenvolvida pela Semtras.

#AssistênciaSocial Há 23 dia(s)

Empossados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mojuí dos Campos

A cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira (4). O CMDCA tem função de formular e deliberar a respeito de políticas públicas relativas às crianças e adolescentes.

#Esporte Há 25 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza final do 1º Campeonato de Futebol Society do Rio Curuá-Una

Os jogos decisivos foram realizados no domingo (31), no campo de futebol da comunidade Xavier. A tarde foi marcada pela paixão pelo esporte e pela integração entre as comunidades.

#AssistênciaSocial Há 26 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza blitz educativa no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Ação foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no Centro. Houve adesivagem de veículos, entrega de material informativo e orientações ao público.

#AssistênciaSocial Há 26 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos celebra a Páscoa com programação cultural na Praça do Nogueirão

A programação foi realizada na noite de sábado (30). O público acompanhou apresentações de música, dança, teatro, canto coral, balé e coreografia.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito