A capacitação foi ministrada nesta terça-feira (29), no Salão Paroquial da Igreja Matriz. O encontro reuniu profissionais den saúde que atuam nos bairros e comunidade do município.
Capacitação é ministrada no Salão Paroquial da Igreja Matriz, em Mojuí dos Campos. (Foto: Adonias Silva/Ascom/PMMC)
A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu nesta terça-feira (29), uma capacitação sobre os "Impactos da Pandemia na Saúde Mental dos Servidores". A iniciativa, realizada em parceria com o Grupo Saúde e Vida, e apoio da Atenção Primária à Saúde, foi direcionada aos profissionais da saúde que atuam na atenção básica - agentes de saúde, de combate às endemias, enfermeiros, técnicos e coordenadores de setores.
A capacitação foi ministrada no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Santo Antônio pelo administrador Rômulo Kim Ferreira, especialista em gestão da saúde, com mais de 10 anos de experiência. Entres os temas abordados, as consequências emocionais da pandemia (estresse, depressão, ansiedade e pânico), Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com ênfase na AIDS, Sífilis, Gonorreia e HPV, além do câncer, com destaque para tipos mais comuns, como o de mama, próstata e colo do útero.
O objetivo foi capacitar todos os profissionais de nível fundamental, médio e técnico da Semsa no que diz respeito aos mais alarmantes problemas de saúde pública pertinentes no Brasil, de modo que possam promover um conhecimento especializado e atualizado para a população no dia-a-dia de trabalho, além de prestar um respaldo especializado aos servidores em relação aos impactos à saúde mental causados pela pandemia, que podem estar prejudicando seu desempenho em campo.
"Com a pandemia, surgiram os agravos na saúde pública e com isso surgiu a nossa preocupação com os profissionais do nosso município. Essa é uma oportunidade de adquirir conhecimento, de reciclagem, de prestar apoio aos nossos servidores que estão todos os dias trabalhando. É fundamental esse cuidado com cada servidor, é uma preocupação do governo municipal também com a população que vai em busca de atendimento na rede pública", disse secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues.
Os participantes também receberam orientações do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), um instrumento de coleta de dados e informações que objetiva identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda. A atuação dos profissionais da atenção básica é muito importante na coleta de dados e informações.
Texto: Adonias Silva
Fotos: Adonias Silva
Assessoria de Comunicação - ASCOM