A programação inclui shows musicais, apresentação de danças, venda de comidas típicas, concurso de rainhas, entre outras atividades. São esperadas 80 mil pessoas.
O cantor Léo Magalhães durante show - a atração nacional da XI Festa da Integração Nordestina. (Foto: Reprodução)
Celebrar a união e a força do povo nordestino em um evento repleto de cultura, tradição e alegria: A Prefeitura de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, promove a XI Festa da Integração Nordestina, o maior evento cultural do município. A edição 2023 está confirmada para os dias 06, 07 e 08 de julho, no Campo Nogueirão, com uma programação que inclui shows musicais, apresentação de danças, venda de comidas típicas, concurso de rainhas, entre outras atividades. São esperadas 60 mil pessoas.
Com o tema "Encontro de gerações, valorizando a identidade e a cultura do povo nordestino", o objetivo central do evento é promover a união entre diferentes gerações na comunidade nordestina do município e reconhecer a importância da identidade cultural da região. É uma oportunidade para os mais jovens aprenderem com os mais velhos, absorvendo a sabedoria acumulada ao longo dos anos e compreendendo a importância de preservar e valorizar a cultura local.
A Festa da Integração Nordestina de Mojuí dos Campos surgiu no ano de 2007 como uma forma de resgatar e valorizar a cultura e homenagear as pessoas oriundas do Nordeste, que tanto contribuíram para o desenvolvimento econômico e social do município e da região oeste do Pará. Além disso, a festa busca, até hoje, fortalecer os laços entre os nordestinos, proporcionando um espaço de encontro, convivência e troca de experiências, e momentos de alegria e união para toda a comunidade.
O prefeito Marco Antônio Lima reafirmou o compromisso do governo municipal em garantir uma festa autêntica e inclusiva. "É um momento de celebração, união e de orgulho cultural. Nossa festa será um espaço de encontro, onde o público poderá reunir para apreciar a música, dança, culinária nordestina. É uma oportunidade de fortalecer os laços entre os nordestinos que vivem em nossa cidade e também de compartilhar nossa cultura com os demais moradores e visitantes", destacou.
"É um trabalho conjunto, de todas as secretarias de governo, as comunidades rurais, as autoridades locais e os nossos apoiadores. Isso inclui planejamento, formação de equipes, elaboração de um orçamento adequado, busca por parcerias, todas as licenças e permissões necessárias, além da infraestrutura, logística, comunicação, divulgação e a segurança do evento, que é primordial. Estamos atentos para cada detalhe", disse o secretário municipal de gestão administrativa, Helcias Lima Filho.
Migração Nordestina
A migração nordestina para o estado do Pará se deu por diversos motivos. De acordo com historiadores, a estagnação econômica e as constantes secas, em contraste com a prosperidade econômica de outras regiões do Brasil foram fatores determinantes no início do processo migratório. E foi em busca de oportunidades de trabalho e melhores condições de vida que famílias de nordestinos começaram a povoar a então Vila de Mojuí dos Campos, influenciando aspectos culturais e tradições na cidade.
Segurança na festa
A segurança na Festa da Integração Nordestina é uma preocupação importante da administração municipal, para garantir o bem-estar dos participantes. A organização e as autoridades locais estarão trabalhando em conjunto para implementar medidas de segurança adequadas, como a presença de policiais para monitorar a área do evento, controle de acesso do público, ações no trânsito, além de equipes de segurança para atuar em caso de emergências, como equipe de saúde e primeiros socorros.
Envolvimento das comunidades
A Festa da Integração Nordestina promove ainda o envolvimento das comunidades rurais. A estrutura dispõe de stands para que os agricultores possam expor o artesanato local e vender pratos típicos e produtos da agricultura familiar. A ideia também é divulgar o potencial econômico das comunidades e divulgar os festivais que são promovidos em cada região. Além de valorizar a agricultura, a festa promove a troca de experiências, e fortalece o desenvolvimento sustentável do município.
Museu Nordestino
Durante a festa, o Museu Nordestino se torna uma atração adicional, onde os participantes podem visitar e se aprofundar ainda mais na história, cultura e tradições dos nordestinos e do município de Mojuí dos Campos. É um espaço de conhecimento, reflexão e apreciação da identidade nordestina.
Estrutura
Toda a estrutura da Festa da Integração Nordestina é montada no Campo Nogueirão, principal arena esportiva do município. Esse ano, a principal novidade é o camarote. O palco principal também contará com inovações tecnológicas, como painéis LED de alta definição, equipamentos de som e iluminação de última geração. A estrutura dispõe ainda de área ampla para o público, restaurante regional, stands das comunidades, museu, camarim, bodega, engenho, casa da farinha e banheiros químicos.
Como chegar
A melhor maneira de chegar ao município de Mojuí dos Campos é por via terrestre. De onde você está partindo? Se estiver em uma cidade próxima, você pode verificar se há ônibus ou vans que fazem a rota até Mojuí dos Campos. É necessário verificar os horários e a disponibilidade de transporte público na sua região.
Se você estiver em uma cidade distante e pretende chegar de avião, o aeroporto mais próximo de Mojuí dos Campos é o Aeroporto de Santarém, Maestro Wilson Fonseca. Após desembarcar, você pode optar por pegar um táxi ou um transporte público até Mojuí dos Campos, que está localizado a aproximadamente 60 km de Santarém.
Caso prefira viajar de carro, você pode consultar um aplicativo de mapas para traçar a rota mais adequada a partir da sua localização atual até o município de Mojuí dos Campos. Geralmente, é possível seguir pela BR-163 ou pela PA-370, dependendo de onde você esteja. A PA-431 é a principal rodovia de acesso, que corta o município.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO* OFICIAL
06/07 - (QUINTA-FEIRA)
19h30 - Solenidade de abertura oficial
- Coreografia com as bandeiras dos estados nordestinos
- Apresentação do Hino Nacional
- Apresentação do Hino do Mojuí dos Campos
- Apresentação de pot-pourri de músicas nordestinas
20h30 - Pronunciamento das autoridades
21h00 - Show cultural e danças
- Quadrilha Conjugada - Escola Maria do Carmo
- Quadrilha do Walfredo - Escola Júlio Walfredo da Ponte
- Quadrilha Brilhos do Sertão - Escola Santa Terezinha
- Quadrilha do Guilhon - Escola Estadual Fernando Guilhon
- Atração Musical com Denis Silva
- Teatro - "Uma viagem no tempo, no coração do Pará, o Nordeste vai entrar"
- Atração Musical com Kerlynha Show
- Atração Musical com Trio JBR
- Entrega de cartões do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
00h00 - Banda Forró Du Rei
02h30 - Encerramento
07/07 - (SEXTA-FEIRA)
19h30 - Show cultural e danças
- Projeto Olhando para o Futuro
- Dança dos Idosos
- Quadrilha Big Bem - Santarém
- Quadrilha Aconchego de Mojuí dos Campos
- Quadrilha América na Roça
22h00 - Show de Humor com Zé Lezin
23h30 - Dj Ronald Vinicius
00h00 - Banda Forró Turbinado
01h00 - Banda Fruto Sensual
03h00 - Encerramento
08/07 - (SÁBADO)
19h30 - Desfile de Rainhas
20h30 - Show cultural e danças
- Quadrilha Junina Caipira - Santarém
- Quadrilha Raiar do Sertão - Santarém
- Quadrilha Flor do Sertão - Santarém
22h30 - Premiação
23h30 - Banda Forró Di Luxo
01h30 - Show com Léo Magalhães
03h00 - Encerramento
*Programação atualizada em 28/06/2023
Serviço
O quê? XI Festa da Integração Nordestina
Quando: dias 06, 07 e 08 de julho de 2023
Onde? no Campo Nogueirão, bairro Esperança
Quanto? Entrada gratuita, exceto os camarotes
Informações e reservas de camarotes no (93) 99162-9203
Texto: Adonias Silva
Foto: Reprodução
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - ASCOM
Prefeitura Municipal de Mojuí dos Campos