A programação foi realizada na sexta-feira (16), na travessa Antônio Walfredo, no Centro. Foram distribuídos materiais informativos, com atividades culturais.
Blitz de conscientização em alusão ao Dia Mundial do Orgulho Autista em Mojuí dos Campos. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)
Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da inclusão e do respeito às pessoas no espectro autista, a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), promoveu na sexta-feira (16) uma blitz de conscientização em alusão ao Dia Mundial do Orgulho Autista. A ação ocorreu na travessa Antônio Walfredo, no Centro, em frente à Igreja Matriz, onde foram distribuídos materiais informativos, com atividades culturais.
Durante a blitz, equipes compostas por profissionais especializados, como psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e educadores, realizaram atividades de conscientização, distribuição de materiais informativos e orientações sobre o autismo. A programação contou a participação de estudantes e professores da rede municipal de ensino, profissionais da Semtras, profissionais da área da saúde, alunos do Projeto Olhando para o Futuro e representantes de organizações da sociedade civil.
A abordagem amigável e inclusiva permitiu ao cidadão conhecer melhor o autismo. A secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima, destacou a importância da ação para promover a conscientização sobre o autismo. "Nosso objetivo é criar uma sociedade mais inclusiva, onde todos tenham suas habilidades e potenciais reconhecidos. A blitz foi uma maneira de chamar a atenção para o tema e estimular a reflexão sobre a importância da inclusão e do respeito às pessoas", disse.
A iniciativa do atual governo municipal recebeu apoio e parceria do TEA'S de Mojuí dos Campos, que contribuiu para o sucesso da ação. O grupo é formado por pais e famílias de pessoas autistas que buscam promover ações de conscientização e inclusão no município. "A parceria entre o poder público municipal e a sociedade civil é fundamental para a construção de uma cidade mais inclusiva e acolhedora para todos. A ideia é criar um espaço seguro e acolhedor para as famílias", falou Adrielly.
O prefeito Marco Antônio Lima esteve na ação e reafirmou seu compromisso com a inclusão e o respeito às pessoas no espectro autista. Ele também agradeceu a participação de todos os envolvidos na blitz em comemoração ao Dia Mundial do Orgulho Autista. "Estamos construindo um município acolhedor, que valorize a diversidade de habilidades e os potenciais de todos os cidadãos. O autismo é parte essencial da diversidade e precisamos combater o estigma e o preconceito", afirmou.
O prefeito destacou ainda que a administração municipal está empenhada em fornecer recursos, programas educacionais inclusivos e serviços especializados para atender às necessidades das pessoas no espectro autista e suas famílias. "É fundamental a parceria do nosso governo com organizações da sociedade civil e o envolvimento da população na construção de uma cidade inclusiva. Vamos continuar promovendo a inclusão e construindo uma cidade onde a diversidade seja celebrada", conclui.
Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM