A programação foi realizada na manhã de quinta-feira (15). A mobilização na Praça Matriz contou com a participação do público idoso e adesivagem de veículos.
Idosa faz adesivagem de moto durante blitz educativa do Junho Violeta em Mojuí dos Campos. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)
Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre a violência contra idosos, a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou na manhã quinta-feira (15), uma caminhada pelas ruas do município, com uma blitz educativa. A programação faz parte do Junho Violeta, campanha nacional dedicada a potencializar o combate às violações de direitos contra pessoas de 60 anos ou mais. A mobilização na Praça Matriz contou com a participação do público idoso e adesivagem de veículos com informações sobre a campanha e os canais de denúncia a pedestres e condutores.
Com o tema "Violetas contra a violência, a luta é constante. Dignidade e respeito para com a pessoa idosa", a ação reuniu idosos que integram o grupo Feliz Idade, do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e do Projeto Protagonismo da Pessoa Idosa, da Semtras, além de servidores municipais da Assistência Social. A atividade foi coordenada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMMT), que disponibilizou agentes de trânsito.
A campanha Junho Violeta é uma iniciativa que busca conscientizar e combater a violência contra a pessoa idosa. Durante o mês de junho, realizamos diversas atividades para promover a conscientização sobre os diferentes tipos de violência contra os idosos, seus sinais de alerta e as formas de prevenção. A campanha tem como objetivo garantir a dignidade e o respeito aos direitos dos idosos, uma preocupação do governo municipal, através do prefeito Marco Antônio, a secretária Adrielly, todos preocupados com essa causa", explicou a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Josiara Figueiredo.
"A nossa mobilização busca justamente sensibilizar a sociedade sobre os diversos tipos de abusos e maus-tratos sofridos pelos idosos, como negligência, violência física, emocional, financeira e sexual. Durante o mês de junho, são promovidas ações de conscientização aqui no município e em todo o país, com palestras, debates e atividades voltadas para o combate e prevenção desses problemas. O objetivo principal é garantir a dignidade e o respeito aos direitos dos idosos, incentivando a denúncia de casos de violência e promovendo a criação de políticas públicas mais efetivas de proteção aos idosos", destacou o coordenador do Creas, Jaime Seade.
Junho Violeta
O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, e o mês Junho Violeta foram instituídos em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, com o objetivo de desenvolver uma consciência mundial, social e política no combate a esse tipo de problema. No Brasil, o Estatuto da Pessoa Idosa regulamenta os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos que vivem em nosso país. Esta Lei especifica os direitos, os diversos tipos de violência contra a pessoa idosa e as penalidades para os agressores.
Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM