O prefeito Marco Antônio Lima ressaltou a importância de Santo Antônio para a comunidade católica e para a história do município. A programação encerra nesta terça-feira (13).
Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, em Mojuí dos Campos, no Pará. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)
O município de Mojuí dos Campos celebra nesta terça-feira (13), o dia de seu padroeiro, Santo Antônio de Pádua -- feriado na cidade. A programação da Trezena de Santo Antônio começou no dia 1º de junho. São 13 dias consecutivos de programação religiosa e festividades em homenagem ao "santo casamenteiro" e "protetor dos pobres". O encerramento nesta terça-feira será com uma procissão luminosa, às 18h30, saindo da igreja Nossa Senhora da Fátima, do bairro Esperança, até a Igreja Matriz.
Neste ano, a trezena possui o tema "Santo Antônio, interceda por nós por um mundo mais pacífico e justo", um pedido para que Santo Antônio intervenha pelos fiéis, para que todos possam alcançar um mundo caracterizado por paz e justiça. Segundo a igreja, é um apelo à ajuda espiritual de Santo Antônio para que ele interceda junto a Deus em prol da construção de um ambiente harmonioso e equitativo, onde as pessoas possam viver em paz e os direitos de todos sejam respeitados.
O prefeito Marco Antônio Lima ressaltou a importância de Santo Antônio para a comunidade católica e para a história do município. "A celebração do dia de Santo Antônio de Pádua em Mojuí dos Campos demonstra a importância da religiosidade na vida dos moradores e evidencia o papel central da fé na construção da identidade do nosso município. Que o exemplo de Santo Antônio inspire a todos a viverem em harmonia e amor ao próximo. Feliz dia de Santo Antônio", afirmou.
No Brasil, Santo Antônio é conhecido como protetor dos casamentos e também santo das causas perdidas, realizador de milagres em vida e protetor dos pobres, título recebido em virtude da obra realizada enquanto Frei Franciscano ao auxiliar os necessitados e espalhar o evangelho. De acordo com a tradição cristã, os santos são comemorados na data de sua "Páscoa Celeste", ou seja, no dia de sua morte. Por isso, ações especiais acontecem no dia 13 de junho.
Feriado Municipal
A Lei Municipal Nº 016 dispõe sobre o Feriado Municipal em alusão ao Dia de Santo Antônio de Pádua em Mojuí dos Campos. Em razão disso, não há atendimento nas repartições públicas municipais. Estão mantidos os serviços considerados essenciais, entre os quais, atendimento de Urgência e Emergência na Unidade Mista de Saúde, mercados, feiras, limpeza pública, microssistemas de água e fiscalização no trânsito.
Texto: Adonias Silva
Foto: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM