A ação social foi realizada no sábado (8), na escola municipal Novo Progresso. A iniciativa ofertou mais de 20 serviços para os moradores da comunidade e região.
Mais uma importante ação social mobilizou a população de Mojuí dos Campos no fim de semana. Promovida pelo Rotary Club de Santarém Pérola do Tapajós, através do Projeto "Meu Club em Ação", em parceria com a Prefeitura, através do Projeto "Mais Cidadania e Saúde", a iniciativa ofertou mais de 20 serviços de cidadania, saúde e bem-estar para os moradores da comunidade Novo Progresso, na escola municipal Novo Progresso, zona rural do município, no sábado (8). Além dos serviços, houve também palestra, distribuição de doces e brinquedos para as crianças e de cestas de alimentos para as famílias.
A ação reuniu mais de 80 profissionais, entre servidores públicos municipais, voluntários e associados do Rotary Club. Entre os serviços, inclusão e atualização do Cadastro Único, emissão da Carteira do Idoso, informações sobre programas sociais, atendimento psicossocial, emissão de carteira de identidade, aferição de pressão arterial, emissão do cartão do SUS, coleta de PCCU, vacinação de rotina, consulta médica, de enfermagem, atendimento odontológico, atendimento oftalmológico, atendimento com fisioterapeuta, entrega de medicamentos e testes rápidos.
Além de garantir mais qualidade de vida para a população, o objetivo do Projeto "Mais Cidadania e Saúde" é descentralizar os serviços da Assistência Social e da Saúde para o interior do município, especialmente para as localidades mais distantes da zona urbana, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social ou que, por algum motivo, não possuem acesso aos serviços públicos. Quase 100 profissionais integram o projeto, entre assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, além da equipe de apoio ao projeto.
O prefeito Marco Antônio Lima participou da ação e destacou a importância da parceria com o Rotary Club, visando a ampliação da oferta dos serviços básicos de cidadania e saúde para a população. "Estamos envolvidos em tudo o que for para o bem da população do nosso município. E essa parceria com o Rotary Club é muito importante para que possamos transformar a realidade das famílias. E nós iremos somar com eles, ampliando a oferta dos serviços públicos, para que mais pessoas possam ser beneficiadas, especialmente das regiões mais distantes", afirmou.
O Projeto "
Meu Club em Ação" do Rotary foi criado em 2020 com a proposta de ajudar na qualidade de vida da população das comunidades ribeirinhas, prioritariamente as localidades de difícil acesso às margens dos rios. Atualmente, atende as regiões de acordo com as necessidades, entre as quais, alimentação, vestimentas, atendimento médico, odontológico, vacinas, aconselhamentos para jovens e adultos, entrega de material escolar, entre outros. A parceria conta com a participação de mais de 70 voluntários, incluindo médicos, acadêmicos, psicólogos, advogados, entre outros.A presidente do Rotary Club de Santarém Pérola do Tapajós, Ida Perfeito Refatti, enfatizou que a parceria com a Prefeitura é fundamental para a execução do projeto. "Propomos ao prefeito essa ação e recebemos todo o apoio necessário. Quando temos o município apoiando nosso projeto, fica ainda mais fácil a execução. Então hoje é um dia muito importante para o Rotary Club, com esta ação sendo realizada aqui nesta comunidade, que precisa de assistência, e nós, juntamente com a prefeitura, estamos dando essa assistência. É gratificante ajudar a população", falou.
O Rotary
O Rotary é uma organização sem fins lucrativos internacional fundada em 1905, com o objetivo de fomentar a boa vontade e compreensão entre as pessoas de todo o mundo. É composto por clubes locais, que são formados por líderes comunitários e profissionais. A missão é fomentar e apoiar a realização de projetos de serviço comunitário e de ajuda humanitária. Os projetos incluem iniciativas relacionadas à saúde, educação, paz e resolução de conflitos, entre outros. Além disso, o Rotary também se dedica a erradicar a poliomielite e a combater a fome e a pobreza.
Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM