A feira ocorre nos dias 5 e 6 de abril. A meta, segundo a Semagri, é vender este ano cerca de 2 toneladas de pescado nos dois dias.
Venda de pescado na Praça da Matriz em Mojuí dos Campos. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)
Para atender ao consumo de pescados durante a Semana Santa, a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), iniciou na manhã de quarta-feira (5), a tradicional Feira do Pescado. A comercialização de peixe do tipo tambaqui, tucunaré, jatuarana está ocorrendo na Praça da Matriz de Santo Antônio, das 7h às 16h e encerra nesta quinta-feira (6).
O objetivo da feira é estimular o consumo de peixe não somente durante esse período do ano, de celebração da Páscoa, mas também oportunizar aos mojuienses alimentos saudáveis, de boa qualidade e preço acessível. A meta, segundo a Semagri, é vender este ano cerca de 2 toneladas de pescado nos dois dias.
Segundo o secretário municipal de agricultura, Jailson Mesquita, a prefeitura está disponibilizando toda a infraestrutura necessária. "A prefeitura através da Semagri e Sedap, está dando assistência aos piscicultores e todo apoio necessário. Eles estão recebendo barracas, apoio logístico, doação de gelo e caixa para armazenamento de gelo. O objetivo é garantir o abastecimento e o preço justo à população de Mojuí dos Campos", afirmou.
Segundo destaca o prefeito Marco Antônio Lima, o empenho da gestão é para que a população possa ter mais uma vez peixe de qualidade e acessível na Semana Santa. "Agente está cumprindo o papel enquanto gestor público em oferecer à população peixe de qualidade e preço bem acessível. Então é a terceira vez que estamos fazendo. A prefeitura não para, os trabalhos têm avançado bastante e o resultado está aí", disse.
A dona de casa Adina Pereira dos Santos, 29 anos, moradora do bairro Cidade Alta I, aproveitou a passagem pelo local para comprar peixe. "É a semana de crucificação de Jesus, e a gente tem que respeitar esse momento, que já vem de muito tempo essa tradição. Vamos comer um peixinho grelhado, assado e uma deliciosa caldeirada, e a qualidade do pescado é excelente, eu recomendo", ressalta.
Para o piscicultor da comunidade São Tomé, Aluízio de Sousa Nascimento, a expectativa é alta para as vendas nestes dois dias. "O primeiro dia normalmente é mais tranquilo, espero em Deus que eu venda mais do que o ano passado, vender pelo menos umas três toneladas, a expectativa é de bastante movimento e boas vendas por aqui", ressaltou
Texto: Elivaldo Silva