Os primeiros exames foram realizados na tarde de quinta-feira (16). Em média, serão ofertados 120 exames por mês, segundo a Semsa.
Exame de ultrassonografia sendo realizado em uma paciente grávida. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)
Para ampliar e fortalecer os serviços de saúde no município, a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), colocou em operação o novo e moderno aparelho de ultrassonografia. Os primeiros exames foram realizados na tarde de quinta-feira (16), na Unidade Mista de Saúde, no bairro Alto Alegre, local do atendimento. Em média, serão ofertados 120 exames por mês, segundo a Semsa.
Com a novidade, os procedimentos de ultrassom poderão ser realizados no município, o que antes não acontecia. Os usuários precisavam ser encaminhados para outras cidades da região e pagavam pelos exames, que agora, são realizados gratuitamente através de agendamento feito pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde, facilitando a vida das pessoas e ajudando na
investigação e diagnóstico clínico.O aparelho de ultrassonografia é fruto de emenda parlamentar, destinada ao município no mandato da deputada estadual Renilce Nicodemos, articulada com a gestão do prefeito Marco Antônio Lima.
"O equipamento é extremamente importante para o município, já que dispõe de todos os recursos necessários para realização dos mais variados tipos de exames, inclusive ultrassom morfológico", destacou Marco.O ultrassom é um dos exames de imagem mais usados na medicina, capaz de fornecer informações detalhadas de diversos órgãos do corpo. É um método de diagnóstico por imagem que detecta doenças e/ou variações anatômicas com base na forma, tamanho e textura das estruturas (órgãos) avaliadas, e também serve de acompanhamento da saúde do bebê e da mãe durante a gestação.
A ideia agora é acelerar os atendimentos e zerar a fila de espera existente hoje no município. "Temos uma demanda no município e a nossa prioridade será atender as gestantes, pois sabemos o quanto é importante avaliar a saúde da mãe e do bebê na gravidez. Mas também estaremos atendendo a população em geral, de acordo com a solicitação dos nossos médicos", afirmou o titular da Semsa, Glayton Rodrigues.
Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM