Este ano, serão atendidos cerca de 4,3 mil estudantes, distribuídos em 59 escolas. Todas as unidades estão preparadas para receber os alunos da educação infantil ao 9º ano.
Aluno da rede municipal de ensino no primeiro dia de aula em Mojuí dos Campos. (Foto: Adonias Silva/Ascom/PMMC)
A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira (23), a abertura do Ano Letivo 2023 na Rede Municipal. Este ano, serão atendidos cerca de 4,3 mil estudantes, distribuídos em 59 escolas na zona urbana e rural, sendo 17 unidades polo e 42 nucleadas. A Semed também implantou oficialmente o Gestor Escolar Web, sistema que agrega todas as informações das escolas e que podem ser acompanhadas pelo celular, através de um aplicativo.
O calendário letivo 2023, aprovado pelo Conselho Municipal de Educação (CME), previa o início das aulas para o dia 20 de fevereiro, mas em razão do período de carnaval, a abertura do ano letivo precisou ser adiada. Todas as escolas estão preparadas para receber os alunos da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental, inclusive com merenda escolar garantida desde o primeiro dia de aula.
Para cumprir 200 dias letivos em 2023, o calendário escolar da rede municipal prevê alguns sábados letivos, mas conforme resolução do CME, as atividades dos sábados letivos deverão ser cumpridas de forma remota, cabendo aos professores a elaboração das atividades a serem desenvolvidas. Quando à validação da frequência dos alunos nos sábados letivos, a resolução do CMS prevê que será feita por meio da devolução da atividade determinada pela coordenação pedagógica da escola.
Na escola municipal Maria do Carmo Félix da Silva, no Centro, o ano letivo começou para 360 estudantes. A unidade escolar é uma das mais tradicionais do município e oferta ensino regular da educação infantil ao 5º ano do fundamental. Pela manhã, alunos e responsáveis foram recebidos no portão da escola com muita animação. Na área da escola, houve devocional, leitura do regimento interno e apresentação dos professores, funcionários e a execução do hino nacional brasileiro.
"A gente fica muito feliz com o retorno às aulas. As nossas escolas estão preparadas para receber nossos alunos, todas estão com mobiliários novos, quadros de vidros, com merenda escolar já distribuída também. Desejamos um ano abençoado para todos, muito sucesso também aos professores e funcionários das escolas. A Semed está a disposição de todos para que possamos alavancar a educação pública em nosso município", afirma a secretária municipal de educação, Elizangela Bezerra.
Gestor Escolar Web
Para o ano letivo de 2023, a Semed lançou a implantação do Gestor Escolar Web - sistema que agrega diversas funcionalidades e que permite a integração de todas as áreas da escola, a fim de facilitar e gerar praticidade para a comunidade escolar e para pais e responsáveis dos alunos, que poderão acompanhar as atividades através de um aplicativo. A iniciativa do governo municipal visa menos trabalho manual, mais produtividade, economia e cuidado com o meio ambiente.
Texto: Adonias Silva
Fotos: Adonias Silva
Assessoria de Comunicação - ASCOM